"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

PAULO ROBERTO COSTA FICARÁ EM SILÊNCIO NA CPI, DIZ ADVOGADO



Paulo Roberto Costa nem precisa ir à CPI

O ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa não responderá as perguntas dos parlamentares das CPI mista que investiga a estatal, na próxima terça-feira (2).

Um requerimento aprovado pelo colegiado determinou uma acareação entre Costa e Nestor Cerveró, ex-diretor internacional da Petrobras. Paulo Roberto Costa teria citado o ex-colega em seu depoimento ao Ministério Público Federal. Cerveró nega ter praticado qualquer ilegalidade.

João Mestieri, advogado de Costa, esclarece que não há como impedir a ida de seu cliente ao Congresso, mas adianta que ele permanecerá em silêncio.  “Ele não pode falar e, ainda que pudesse, não deve. Ele é chamado lá por quê? Por que é bom para ele? Não. Ele vai fazer o quê?”, questionou Mestieri.

DELAÇÃO PREMIADA

Parlamentares favoráveis à convocação tinham a esperança de que o fim da delação premiada de Costa -já homologada pelo STF (Supremo Tribunal Federal)- facilitasse o depoimento. O advogado do ex-diretor, no entanto, lembra que parte das perguntas feitas na comissão, provavelmente, serão referentes à atuação de agentes públicos na estatal.

As informações sobre políticos fornecidas por Costa são sigilosas e estão a cargo do STF, única corte com poderes para julgá-los. Recusando-se a prestar esclarecimentos, Paulo Roberto Costa repetirá o roteiro visto na última vez em que ele foi à CPI, no dia 17 de setembro.
Já Cerveró, quando compareceu, respondeu os questionamentos de deputados e senadores. A reportagem não conseguiu encontrar o autor da proposta de acareação, deputado Enio Bacci (PDT-RS).

DEPOIMENTO NO RIO

João Mestieri contou ainda ter acompanhado o depoimento de seu cliente ao Ministério Público do Rio de Janeiro, sexta-feira (28). Os promotores foram à casa de Paulo Roberto Costa, que cumpre prisão domiciliar, na Zona Oeste do Rio, para ouvi-lo sobre outros casos.

O inquérito em questão apura suspeita de enriquecimento ilícito do presidente licenciado da Transpetro, Sérgio Machado. O MP-RJ também investiga denúncias de irregularidades na construção e reforma do Cenpes (centro de pesquisas da Petrobras).

NADA DE NOVO

De acordo com Mestieri, durante mais de duas horas, Costa deu explicações sobre a dinâmica de funcionamento da estatal, mas não teria apresentado mais elementos ao caso. “Valeu porque ele fez uma exposição sobre o que é a empresa, mas não acrescentou absolutamente nada de novo”.

Durante as apurações da Operação Lava Jato, Paulo Roberto Costa já havia acusado Machado. Ao Ministério Público Federal, contou ter recebido R$ 500 mil do presidente da Transpetro, relativos a sua participação em esquema de desvio de recursos envolvendo aluguel de embarcações.

02 de dezembro de 2014
Deu em O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário