"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

COM A MÁXIMA URGÊNCIA, DILMA PRECISA APRENDER ECONOMIA

  

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgcKnZ-FyWwgQGA82FdUg0SNlFmaP-bgqlo3glaCIlxAIQPJhrh1K6zii6wHiebbVmxJNsrABrrBe71389wqtzu9SIAYcJUxYne1zSskMbEtduljgsLX53bFnUdFu-uNEuqoALywDLSkT4/s400/Charge+Dilma+e+auto+ajuda.bmp



Lula sempre se orgulha de jamais ter lido um livro, de ser um autodidata movido pela intuição. Recentemente, mentiu ao dizer que tinha lido a biografia de Lincoln. Ele apenas viu o filme e quis tirar onda dizendo ter lido o livro. Mas foi apanhado em flagrante ao citar um trecho que não existe na biografia e foi incluído pelo roteirista do filme. E o pior: ao descrever a cena, Lula ainda confundiu telégrafo com telex.

Dilma é diferente. Quer mesmo tirar uma onda de erudita. Há poucos meses, por sugestão do marqueteiro, imitou descaradamente Ulysses Guimarães e fez uma citação do” Velho do Restelo”, como se fosse conhecedora da obra de Camões.

Como se sabe, quando era ministra Dilma declarou-se “doutorada” em Economia. Depois, foi obrigada a admitir que era tudo mentira e nem mestrado tinha. Mesmo assim, se julga o máximo e quer conduzir a equipe econômica a seu bel prazer.

Agora, Dilma enfim poderá fazer um curso intensivo e gratuito de economia, porque a partir de hoje começa a funcionar o chamado “gabinete de transição” instalado no Palácio do Planalto.
A dupla de quase-ministros, Joaquim Levy (Fazenda) e Nelson Barbosa (Planejamento), trabalhará no terceiro andar do prédio, o mesmo da presidente Dilma Rousseff.
É importante que ela passe o máximo de tempo possível com eles, para tentar aprender alguma coisa de economia.

A POBREZA AUMENTA

Em contato com Levy e Barbosa, a presidente da República poderá descobrir, por exemplo, que sem crescimento do PIB a pobreza sempre aumenta. Não adianta maquiar as estatísticas, ampliar programas de assistência social e elevar à classe média as famílias que ganham apenas R$ 300 de renda per capita mensal. O número de miseráveis vai aumentar, como acaba de ser divulgado pelo IPEA, apesar de toda a política social alardeada pelo governo.

Por isso, o resultado de 01% no PIB do terceiro semestre não é façanha a ser comemorada. Em relação a igual período de 2013, houve queda de 0,2% na atividade econômica brasileira. Significa que o país continua em estagnação ou até estagflação. O fato é que Dilma Rousseff assumiu o governo em 2010 com crescimento de 7,5% do PIB, e quatro anos depois o resultado pode ser igual a zero, dependendo do desempenho do quatro semestre.

Se a presidente e seu fiel chefe da Casa Civil Aloizio Mercadante não entenderem que é preciso diminuir não somente os custos, mas também os custeios, de nada adiantará a presença de Levy e Barbosa no governo.

MÁQUINA INCHADA

Movida pelos 39 ministérios, a máquina administrativa está cada vez mais inchada. Como exemplo direto de desperdício, a Presidência continua tendo chefia de gabinete em São Paulo (criada por Lula para dar emprego a Rosemary Noronha, sua companheira de viagens) e em Belo Horizonte (criada por Dilma para dar emprego a uma amiga da adolescência, Sonia Lacerda, que foi sua colega de sala em dois colégios, companheira de armas na luta contra o regime militar e que a acompanhou até a Chefia da Casa Civil).

Dilma e seu governo vivem num mundo à parte, como se o resto do Brasil não existisse. Para entender como se comporta essa elite formada por PT e base aliada, basta conferir os orçamentos de mordomia do Planalto/Alvorada, destinados a alimentar a chefe de governo e sua entourage. Como se dizia antigamente, o diabo mora nos detalhes.

Todos sabem que o exemplo de austeridade deve ser dado pelos governantes. Quando forem divulgados os gastos da namorada de Lula com cartão corporativo, vai ser um espanto.
Mesmo assim, la nave va. O PT, o PMDB, o PSDB ou qualquer outro partido não conseguirão atrapalhar indefinidamente a volta do crescimento, pois o Brasil permanece como a nação do Terceiro Mundo com maior potencial de desenvolvimento socioeconômico e tem um encontro marcado com seu futuro.

02 de dezembro de 2014
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário