"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 28 de dezembro de 2014

"A COISA TÁ FEIA..."


 
O Estado Patrimonialista, em que os bens públicos confundem-se com os bens dos governantes, foi criado pelo primeiro imperador de Roma, mantido pelos demais e adotado pelos reis durante a Idade Média, após a queda de Roma, tendo sido a principal causa da Revolução Francesa.
No Brasil, a República proclamada por Deodoro deu um importante passo adiante ao eliminar o patrimonialismo para implantar o Estado Burocrático firmado na doutrina positivista de Augusto Comte. Adotou-se, então, como lema, inscrito em nossa bandeira: Ordem e Progresso. Pouco menos de cem anos depois a nova (?) República restaurou o patrimonialismo com Sarney, Collor, Fernando Henrique, Lula e Dilma, tornando o Estado brasileiro provedor de seus (deles) bens, processo exacerbado a partir do 1º. governo Lula e que atingiu o paroxismo no governo Dilma. O lema positivista da 1ª. República – Ordem e Progresso -  foi substituído por Desordem e Recessão.  
A seguir, três exemplos emblemáticos de patrimonialismo no governo Dilma:
1 - Embora o país esteja em estado pre falimentar, causado por desídia na gestão dos recursos públicos - o superávit primário converteu-se em déficit, o que configura crime de responsabilidade praticado pela presidente – nem mesmo nesse grave momento os ministros do STF hesitaram em exigir do Congresso reajuste de 36 % em seus vencimentos, a partir de 1º. de janeiro de 2015, com efeito cascata sobre os vencimentos dos Procuradores da República e magistrados de todas as varas cíveis e tribunais dos estados federativos. Os deputados e senadores aprovaram o pleito do STF e aproveitaram o ensejo para auto conceder-se idêntico percentual de reajuste (também com efeito cascata, neste caso sobre os vencimentos de deputados estaduais e vereadores) e o estenderam à cúpula do Poder Executivo (presidanta, vice, ministros e detentores de DAS 6). A presidanta, entretanto, num aparente gesto de despojamento, alegando necessidade de contenção dos gastos públicos, pediu que o percentual de reajuste da cúpula do governo fosse reduzido para apenas (!!!!) 30 %. O doutor Joaquim Levy, novo ministro da Fazenda, tido como o xerife da economia no 2º. governo Dima, não viu nada de errado nessa série de virtuais assaltos aos cofres públicos.
2 – Os altos escalões de nossa república patrimonialista utilizam livremente cartões de crédito corporativos para custear suas despesas funcionais, inclusive para saques em dinheiro, cujos registros são secretos (alega-se que por motivo de segurança nacional !!!). Estima-se em milhões de reais por mês os gastos secretos com a presidência da República.  O doutor Joaquim Levy, novo ministro da Fazenda, tido como o xerife da economia no 2º. Governo Dilma, também não achou nada de errado nessa estranha prática que viola o princípio da Transparência na Administração Pública.
3 - Roseana Sarney, em desabalada fuga para Miami, temendo a Operação Lava Jato,  ganhou uma aposentadoria vitalícia de $ 45.000 mensais, como ex governadora do estado mais pobre do Brasil, sustentado em grande parte por verbas federais cuja prestação de contas nem sempre é feita a contento. 
Dizem que uma única foto fala mais do que mil palavras: Dilma tapa os olhos com as mãos tentando dissociar-se da realidade do Brasil do petrolão. Mas a realidade do petrolão é tão brutal e cruel que ela, por mais que tente dissociar-se da terrível trama que cresceu sob seus olhos e de Lula, não conseguirá permanecer  incólume desta vez. Seu nome estará indelevelmente gravado nos autos do processo em que figurará como ré, enquadrada na jurisprudência firmada no STF quando do memorável julgamento do mensalão: DOMÍNIO DO FATO. E também é considerada certa sua condenação pela justiça dos Estados Unidos com base na Lei anti corrupção. Nesse caso, será expedido contra ela mandado de prisão a ser executado pela Interpol caso ponha os pés fora do Brasil, a não ser que se esconda em Cuba ou na República Democrática !!!! da Coréia do Norte, fora do alcance da Interpol.  
As FF AA precisam ter pronto um plano de contingência para a manutenção da ordem no país quando da decretação do inevitável impeachment da presidente, pois os soit disant movimentos sociais,  organizações criminosas a serviço do governo, reforçadas por “médicos” cubanos e exilados haitianos e nigerianos, tentará tornar realidade a ameaça de lularápio: “ vocês não sabem de que somos capazes ”...
Texto por Fernando Batalha, via Grupo Resistência Democrática
28 de dezembro de 2014
in blog do mario fortes

Nenhum comentário:

Postar um comentário