"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 14 de outubro de 2014

VEM AÍ O NOVO PERSONAGEM DA PETROBRAS - O EX-DIRETOR RENATO DUQUE

   

Duque, um dos diretores envolvidos, agora é consultor
 
Acusado de receber propina na Petrobrás, em esquema que envolveria repasses ao PT, o ex-diretor de Engenharia e Serviços da companhia Renato de Souza Duque constituiu, dois dias antes de deixar o cargo, uma empresa que presta consultoria de negócios para fornecedores da estatal.

A 3DTM Consultoria e Participações, com sede no Rio de Janeiro, foi registrada em 25 de abril de 2012 e, de lá para cá, atua nas áreas naval, de logística e de perfuração para clientes que firmaram contratos com a petrolífera. “Quando você sai da empresa, vai fazer o quê? Trabalhar como consultor”, justificou o ex-diretor ao Estado.
 
Indicado ao cargo pelo ex-ministro José Dirceu, condenado e preso por envolvimento no esquema do mensalão, Duque era responsável pelo setor que executa as obras da Petrobrás. Ele assumiu a Diretoria de Engenharia e Serviços em 2003, quando Dirceu ascendeu à Casa Civil no governo Lula, e manteve-se no cargo até 27 de abril de 2012, mesmo dia em que o ex-diretor de Abastecimento, Paulo Roberto Costa – delator que o acusa de integrar o esquema de corrupção -, se desligou da estatal.

Dois dias antes, registrava no Rio o contrato social de sua empresa, formada em parceria com os filhos. Conforme os documentos de constituição, obtidos pelo Estado, o objeto social da 3DTM é a prestação de serviços de representação, assessoria e consultoria nas áreas de energia, petróleo e gás natural, no Brasil e no exterior”. Sócio minoritário, com 10% das cotas, o ex-diretor de Serviços da Petrobrás é o administrador e representante da empresa.

CONSULTORIA

Ao Estado, ele confirmou que a 3DTM presta consultoria de negócios para clientes que incluem fornecedores da estatal.
“Tenho contratos com empresas que prestam serviços para a Petrobrás, sim, porque a minha empresa trabalhava no ramo de energia e a Petrobrás é a maior empresa do Brasil nessa área”, justificou.
Ele se nega, no entanto, a indicar quais são os clientes, alegando que os contratos têm cláusulas de confidencialidade. “Não posso nominar.”

Em depoimento à Justiça Federal, após firmar acordo de delação premiada para obter redução de pena, Paulo Roberto Costa apontou o ex-diretor de Engenharia e Serviços como beneficiário de pagamentos de fornecedores da Petrobrás. Segundo ele, o PT ficava com 3% do valor de contratos.

O esquema, afirmou, teria também o envolvimento do tesoureiro do partido, João Vaccari Neto.
Questionado se Duque recebeu “valores”, o delator reagiu:
“A resposta é sim”. “Dentro da Área de Serviços, tinha o diretor Duque, que foi indicado pelo ministro da Casa Civil, José Dirceu. E ele tinha essa ligação com o João Vaccari dentro desse processo do PT”, afirmou.

Além de Duque, Paulo Roberto apontou o ex-diretor Internacional, Néstor Cerveró, como um dos dirigentes que receberam recursos ilegais. O delator foi preso pela Polícia Federal em março, acusado de desviar recursos de contratos da companhia com empreiteiras.

Assim como Duque, também abriu uma empresa de consultoria, a Costa Global, na mesma época em que deixou o cargo. Ele vem colaborando com as investigações, em troca de eventual redução de pena.

14 de outubro de 2014
FABIO FABRINI E ANDREZA MATAIS
O ESTADO DE S. PAULO

Nenhum comentário:

Postar um comentário