"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

NÃO HÁ SANTOS NEM HERÓIS NA MAIS ACIRRADA DISPUTA ELEITORAL. O VALE-TUDO ESTÁ SOLTO DE AMBOS OS LADOS...

Balela: Dilma usou ponto eletrônico durante debate com Aécio na Band

Boato diz que Dilma usou ponto eletrônico nas eleições
Boato diz que Dilma usou ponto eletrônico nas eleições

Boato – Dilma Rousseff teria se utilizado de ajuda do ponto eletrônico durante o debate com Aécio Neves na TV Bandeirantes.

O segundo turno das eleições presidenciais de 2014 começou pegando fogo. Desde que os eleitores escolheram Dilma Rousseff e Aécio Neves para decidir quem vai ser o próximo presidente do Brasil, boatos e ataques começaram a se multiplicar na propaganda eleitoral e, claro, na internet.

Vamos ser sincero. Nenhum lado é santo nessa história. Tanto simpatizantes de Dilma como de Aécio têm carregado nas cores e até inventado lorotas para atacar o “inimigo” durante o pleito. O último tiro disparado pela artilharia de guerra veio após o primeiro (e explosivo) debate presidencial transmitido pela TV Bandeirantes.

Um dia após o debate, começou a aparecer na internet a “denúncia” de que Dilma estaria usando o recurso do ponto eletrônico (ou seja, um microfone no ouvido em que alguém ditava o que falar) para o debate. Leia versões do que apareceu na web:

Dilma usou ponto eletrônico para debater com Aécio

Dilma direto ao ponto

Começou a circular na internet foto mostrando que Dilma, no debate de ontem na Band, usou ponto eletrônico, por onde um assessor passava as respostas mais complexas, como estatísticas e números de leis. Lembram que ela gaguejava do nada, de quando em vez? E às vezes ajeitava o cabelo? Era o ponto eletrônico. Mais um truque sujo nesta campanha de mentiras do PT.

Junto às mensagens, estava a prova cabal: uma imagem mostrando o suposto ponto eletrônico na orelha esquerda da presidente e candidata à reeleição.
O assunto logo se espalhou em blogs e redes sociais. Mas aí fica a pergunta: será que é verdade que Dilma usou ponto eletrônico?

Essa nem deu muito trabalho para desvendar. A primeira prova da balela está na própria foto, que seria uma suposta imagem ampliada que mostrava o ponto. Fizemos a medida da parte destacada e da parte aumentada.
Chegamos à conclusão que a parte aumentada era cerca de cinco vezes maior do que a parte destacada na imagem (o quadradinho).

Bem, resolvemos ampliar cinco vezes a imagem original. E o que achamos? Isso mesmo: nada, nadinha, nadidinha. Só o que temos é uma orelha gigante sem ponto eletrônico.

16 de outubro de 2014
boatos.org
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário