"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

EMPATE TÉCNICO, UMA OVA!



De um comentarista do Blog:

Tem uma coisa que ninguém está falando sobre essas últimas pesquisas ... Ficam repetindo o mantra  do empate técnico.  Mas não é bem assim... "Empate técnico" e "margem de erro" valem quando ocorrem uma vez só... Se Aécio e Dilma estivessem realmente "empatados", a tendência é que um dia a pesquisa mostrasse vitória de um, noutro dia a vitória de outro...

Como disse um amigo meu, engenheiro, cada vez que o resultado de 51 x 49 se repete, menores são as chances de haver um real empate técnico.

Considerem o lançamento de uma moeda para cima e sua queda em cara ou coroa. Caso a moeda seja lançada uma única vez, a probabilidade de se obter "cara" seria de 50%, certo? Por consequência, a probabilidade de se obter "cara" em dois lançamentos seguidos e' de 0.5 x 0.5 x 100 % = 25%. Três seguidos, pela mesma matemática, 12.5%. Em quatro vezes consecutivas, o mesmo resultado de "cara" seria esperado com apenas 6.25% de probabilidade.

Dois institutos diferentes, em dois momentos diferentes, fizeram pesquisas mostrando o mesmo resultado numérico, 51 x 49. A probabilidade de isto ocorrer como um evento aleatório, ou seja, empate técnico, é de apenas 6.25%. O que mostra que o Aécio está sim solidamente à frente, ainda que seja só por meio fio de cabelo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário