"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

DESORIENTADA, DILMA FAZ REUNIÃO DISCRIMINANDO OS PERDEDORES


Ed Ferreira/Estadão


No desespero com as perspectivas de avanço da candidatura do tucano Aécio Neves, a presidente Dilma Rousseff promoveu esta terça-feira em Brasília uma grande reunião para reavaliar sua campanha no segundo turno.

Foram convidados os governadores e senadores da base aliada eleitos no primeiro turno, os presidentes dos partidos do conselho político da campanha, os candidatos ao governo em estados que ainda terão segundo turno, os ministros envolvidos diretamente com a campanha petista e governadores que conseguiram eleger seus sucessores.
Ou seja, não foi uma reunião, mas uma espécie de seminário, no qual havia tanta gente que a grande maioria dos convidados entrou muda e saiu calada, sem emitir opinião.

O pior é que os organizadores da gigantesca e inútil reunião fizeram questão de não convidar os candidatos a governador e a senador que não se elegeram, discriminando-os e agindo como se a participação deles não interessasse nem fizesse a menor diferença.

Sem dúvida, essa atitude do Planalto foi um balde de água gelada em cima de importantes petistas perdedores, como Eduardo Suplicy, Lindbergh Farias, Alexandre Padilha, Agnelo Queiroz e tantos outros políticos petistas que se deram mal nas eleições.

No segundo turno, de uma forma ou outra eles até poderiam ajudar a campanha de Dilma, mas, com essa discriminação do Planalto, dificilmente se verá algum deles se esforçando para eleger Dilma contra Aécio.

NA QUINTA, OUTRA REUNIÃO

Nesta quinta-feira, em São Paulo, haverá outro megaevento do PT, reunindo apenas perdedores, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva comandando um gigantesco encontro com os petistas de São Paulo, para cobrar maior empenho na campanha à reeleição da presidente Dilma.

O encontro, que ainda não se sabe onde acontecerá,  também vai ser no estilo seminário, reunindo prefeitos e dirigentes do PT de todos as 645 cidades do Estado, além dos deputados federais e estaduais, vereadores e ministros puxadores de votos.

Os jornais noticiam que o comando da campanha de Dilma avalia que será muito difícil reverter o cenário favorável ao presidenciável Aécio Neves e agora o que se discute é a montagem de uma operação de “redução de danos” para evitar um crescimento ainda maior do tucano no Estado.
Mas será que fará alguma diferença organizar às pressas um evento desse porte, reunindo cerca de mil pessoas apenas para ouvir Lula criticar o fracasso de todas elas?

10 de outubro de 2014
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário