"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

CAMPANHA PARA REDUÇÃO DA ABSTINÊNCIA DO VOTO


Justiça Eleitoral faz campanha para diminuir o índice de não comparecimento para votação, que tem sido alto



Em junho de 2013, muitos usaram o grito “vem pra rua” para conclamar as pessoas a participarem das manifestações. Mais de um ano depois, a Justiça Eleitoral tenta transformar esse entusiasmo em participação política, com a campanha Vem pra Urna.

“A ideia é que a população entenda que o seu clamor por mudança, esse desejo de ser ouvido, pode ser canalizado para o momento da votação.

Todo o material gráfico das eleições terá a marca do Vem pra Urna este ano”, explica o coordenador de Comunicação Social do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), Rogério Tavares.

Mas a Justiça Eleitoral tem uma difícil tarefa pela frente, já que, nas últimas eleições, em 2012, cerca de 16% dos eleitores não compareceram às urnas. Em 2010, ano de eleição presidencial, a abstenção no segundo turno chegou a 21,5%, maior patamar desde 1994.

O coordenador do curso de Relações Internacionais da Newton Paiva, Leandro Cesar Diniz, explica que um dos motivos para a falta dos eleitores está na própria política. “Hoje há uma desconexão entre a vida comum e a política.

As pessoas não conseguem enxergar como uma eleição pode afetar a vida cotidiana. Então, por que sair de casa e pegar fila para votar?”, questiona.

Outros fatores apontados por ele são a facilidade de justificar o voto e o baixo valor da multa para quem não comparece à zona eleitoral, de R$ 3,50.

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG - A reportagem não cita o motivo principal do grande número de abstenções e também de votos nulos e em branco: o baixo nível da política brasileira, que está mergulhada numa fase de lama, onde contam-se nos dedos os parlamentares probos e que lutam pelo interesse nacional. (C.N.)

18 de setembro de 2014
Larissa Veloso
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário