"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 10 de agosto de 2014

SURREALISMO



A Itália é realmente um país surreal. 

Dá para compreender que o ex-comandante do transatlântico Costa Concordia, Francesco Schettino, após ser protagonista comprovado de atitudes inadmissíveis por parte de quem exerce comando no mar, como a ausência do passadiço durante navegação em águas restritas e abandono do navio em meio a situações de emergência, das quais resultaram a morte de 32 passageiros, além de responder, por esses e outros atos, a processo criminal na justiça de seu país, pode-se entender que seja ele convidado por um professor da afamada Università Sapienza di Roma, para ministrar palestra sobre o tema "gestão de pânico e crise"? 

Não admira, pois, que, apesar da importante e fundamental contribuição do país para o desenvolvimento das artes e das ciências no mundo ocidental, a Itália tenha sido alvo muitas vezes de observações jocosas sobre a sua atuação nas duas guerras mundiais, durante as quais os seus aliados em ambas as ocasiões perderam a confiança na capacidade italiana de combater, nos momentos mais críticos dos desdobramentos estratégicos, com consequências muitas vezes desastrosas . 

Por outro lado, o inusitado convite torna irresistível a comparação com um certo país da América Latina, de enorme extensão territorial, situado abaixo do Equador. 

Qualquer cidadão brasileiro que teve a oportunidade de conhecer outros povos, não hesitará  em afirmar que, de todos, o mais parecido com o brasileiro, é o italiano. 

Brasil e Itália são, na verdade, dois exemplos emblemáticos de países e povos surreais.

10 de agosto de 2014
Paulo Roberto Gotaç é Capitão de Mar e Guerra, reformado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário