"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 20 de junho de 2014

MOVIMENTO "VOLTA LULA"



A Copa do Mundo invadiu arrasadoramente o espaço da mídia em geral, mas nos bastidores a política está fervendo, especialmente depois que foi revelado um detalhe da última pesquisa Datafolha, mostrando que Aécio Neves (PSDB) já está na frente de Dilma entre os eleitores que dizem conhecer os três principais candidatos.

Por isso, o PT caminha para sua importantíssima Convenção Nacional em clima de expectativa total. São 800 delegados, eleitos pelos Diretórios estaduais, que vão decidir a candidatura da presidente Dilma Rousseff à reeleição, assunto principal da pauta, que inclui também a aprovação da aliança com o PMDB, que volta a indicar o ex-deputado Michel Temer para candidato a vice-presidente.

O problema é que a candidatura de Dilma desta vez não está empolgando o partido, como aconteceu em 2010, quando Lula a escolheu sem ouvir ninguém e ela teve seu nome submetido à Convenção sem haver concorrente.

Mas agora a situação é inversa, Dilma Rousseff sofre crescente rejeição dentro do partido e entre os eleitores em geral. As últimas pesquisas indicam que a aprovação do nome dela está em viés de baixa, o que representa uma grande ameaça.

PESQUISA DESANIMADORA

O pior notícia foi a última pesquisa Datafolha, que confirmou não somente a realização do segundo turno, como também pela primeira vez registrou, dentro da margem de erro, empate técnico de Dilma e Áecio na votação final. O detalhe mais importante, somente divulgado esta semana, foi a indicação de que, entre os eleitores que dizem já conhecer os três principais candidatos, Aécio Neves (PSDB) já está na frente de Dilma, com 29% a 23%, enquanto Eduardo Campos (PSB) tem 14%.

Essa pesquisa foi altamente negativa para o PT, porque indica que Aécio e Campos ainda têm muito a crescer na campanha eleitoral. Motivo: todos os eleitores já conhecem Dilma Rousseff, mas muitos ainda não conhecem Aécio e Campos.

O fato é que Dilma não está conseguindo se recuperar nas pesquisas e esta semana o PT nem se interessou em “vazar” para a mídia o último resultado do Vox Populi, que semanalmente faz pesquisas sigilosas para o partido, sem registro na Justiça Eleitoral.

“VOLTA, LULA”

É nesse clima que o PT vai à Convenção neste sábado. Sabe-se que integrantes do movimento “Volta, Lula” querem se inscrever para defender da tribuna a candidatura dele. Se o próprio Lula não impedir que isso aconteça, quem falar defendendo o lançamento do nome dele será ovacionado e um tsunami pode varrer a Convenção e inundar Brasília.

Como se sabe, no PT tudo depende de Lula, que domina o partido com mão de ferro. Por isso, na Convenção Nacional, a candidatura de Dilma também vai depender exclusivamente dele. O PT, como sempre, fará o que Lula ordenar. Democracia é isso aí, o resto é paisagem, já ensinava Érico Veríssimo.

20 de junho de 2014
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário