"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 20 de junho de 2014

ÀS VESPERAS DA CONVENÇÃO DO PT, A GRANDE DÚVIDA É SABER QUEM IRÁ DEFENDER A CANDIDATURA DE LULA

         


Aqui no blog da Tribuna da Internet, indagamos o que acontecerá se algum delegado subir à tribuna na Convenção Nacional do PT, este sábado, e defender a substituição da candidatura da presidente Dilma Rousseff para que a legenda seja entregue a Lula.
 
De Brasília, o jurista José Werneck, sempre bem informadíssimo, então nos mandou a seguinte mensagem: “Tome nota: ISTO VAI ACONTECER”. Ou seja, Werneck conta o milagre, mas não revela o santo.
 
Se não tivesse ocorrido a Operação Lava Jato da Polícia Federal, que já levou o deputado paranaense André Vargas a sair do PT antes que o expulsassem, certamente seria ele o encarregado de propor a substituição da candidatura de Dilma Rousseff, porque até então era o mais destacado líder do movimento “Volta, Lula”.
 
Mas hoje André Vargas não existe mais no PT. A defesa de Lula então será feita por outros delegados que integram o movimento, porque em mensagem anterior o próprio Werneck já havia avisado que “Lula é candidatíssimo”. E surge outra dúvida: nesta hipótese, quem terá coragem de defender a candidatura de Dilma e rejeitar Lula?
 
SAIA JUSTA
 
Quer dizer, não importa a indumentária escolhida pela presidente Dilma Rousseff para comparecer à Convenção, já se pode dizer que existe uma saia justa à espera dela. E pode ser que não apenas um, mas vários delegados do PT defendam a candidatura de Lula, inflamando os demais convencionais, até que ele enfim aceite disputar, repetindo Dom Pedro no chamado Dia do Fico: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação…”
 
Os candidatos mais cotados da oposição, Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) torcem desesperadamente para que Dilma consiga derrotar Lula e sair realmente candidata. Motivos: 1) Aécio e Campos reconhecem que Lula é muito mais forte eleitoralmente do que ela; 2) sabem que se Dilma for candidata, o PT vai dividido para as urnas e o próprio Lula não repetirá o desempenho de 2010, quando foi incansável e percorreu todos os Estados pedindo votos para ela.

Bem, hoje é quinta-feira e a Convenção será sábado. Até lá, quem conseguirá dormir. Então, haja Lexotan e Rivotril…

20 de junho de 2014
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário