"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

DILMA E O PTB SE MERECEM




No meio de tanta lambança verificada na operação de compra e venda entre os partidos e o governo, neste final de mês, uma sobressai de todas: o desembarque do PTB do bloco de apoio à presidente de adesão, muito menos que uma legenda não possa rever posicionamentoDilma e sua adesão à candidatura Aécio Neves. Não que o candidato tucano devesse rejeitar qualquer tipo s e trocar de candidatos.
O problema está nos motivos que levaram os trabalhistas a mudar de lado. São vergonhosos, menos pela decisão ter sido tomada na cadeia, onde se encontra Roberto Jefferson, seu líder maior, mais por haver-se tratado de uma vil e escancarada operação fisiológica.

O PTB vingou-se da presidente e do PT por não ter sido aquinhoado com um ministério, na última reforma do governo, como também pelo fato de um de seus dirigentes, indicado pelo palácio do Planalto para uma vaga no Tribunal de Contas da União, ter sido logo depois abandonado.
Como, acima de tudo, por fazer de sua atuação no Congresso um balcão de negócios. E isso dias depois de haver se comprometido a apoiar a reeleição da presidente, num jantar de gala a ela oferecido.
Um papelão digno dos melhores momentos das patuscadas dos três patetas ou da dupla Oscarito-Grande Otelo, para ficarmos à margem dos modernos comediantes de hoje.

O PTB, tal como se encontra disposto no quadro partidário, exprime a distorção completa do velho PTB fundado por Getúlio Vargas. A partir do fim da ditadura militar, vendeu-se por muito menos de trinta dinheiros, quando a adesista Ivete Vargas, apoiada pelo general Golbery do Couto e Silva, garfou Leonel Brizola e apoderou-se do partido.
De lá para cá, deixou de ser o abrigo do trabalhador e de suas reivindicações para tornar-se o escoadouro de negócios escusos, a concretização de sinecuras e o abrigo das piores camadas que evoluíam em torno dos governos.

Aderiu ao Lula, como não poderia deixar de ser, e ficou com Dilma em troca de parcelas do poder. Cultivou a corrupção, ficando exposto quando vieram a público as primeiras denúncias referentes ao engajamento de seus filiados nas falcatruas praticadas à sombra do palácio do Planalto.
Mas cumpriu as obrigações, locupletando-se e votando com o governo no Congresso, sem fazer caso de suas antigas propostas de redenção do trabalho diante do capital.   Virou um partido das elites e da burguesia corrupta, mas, ao menos, manteve a coerência do compromisso em torno da máxima do  “é dando que se recebe”.

O que degrada ainda mais o PTB é a traição. Claro que a presidente Dilma deveria ter-se precavido contra a previsível reviravolta de falsos aliados, mas faltou-lhe coragem para expeli-los, como havia faltado quando os deglutiu.  Acabou convencida de precisar permanecer na lama, junto com outros partidos empenhados em valer-se das benesses da administração pública. O problema é que até as partidas disputadas no esgoto tem suas regras éticas. A lealdade, mesmo entre bandidos, parece uma delas.
Pois o que acaba de acontecer? A quebra dos compromissos firmados à sombra dos piores exemplos de ganância política. Também, pior para todos, de Dilma ao PTB. Eles se merecem.

23 de junho de 2014
Carlos Chagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário