"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

OPOSIÇÃO VAI OBSTRUIR E TRANCAR A PAUTA DA CÂMARA ATÉ INSTALAR A CPMI DA PETROBRAS

 

Partidos de oposição continuam mobilizados para tentar garantir a instalação da comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) destinada a investigar denúncias envolvendo a Petrobras. Na Câmara, o líder do DEM, Mendonça Filho (PE), antecipou que o partido vai impedir que qualquer matéria seja votada em plenário até que o colegiado seja criado: a ameaça inclui a pauta do esforço concentrado confirmada ontem pelo presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).
“Na próxima segunda, dentro do esforço concentrado que tem como primeiros itens as medidas provisórias 628 e 630, vamos obstruir a votação. Vamos fazer obstrução severa e dura porque não podemos permitir que o Legislativo se dedique a outra matéria [enquanto] a apuração das denúncias envolvendo a Petrobras fique no segundo plano”, protestou.

Mendonça Filho disse que o DEM está tentando fechar um acordo com outras legendas da oposição para engrossar o movimento que pode dissolver as expectativas do presidente da Câmara, que quer limpar a pauta de votações. Na lista do esforço concentrado estão 48 matérias, entre projetos de lei e propostas de emenda à Constituição que, segundo Alves, deverão ser votadas todos os dias da semana. Ontem (2), ele lembrou que a pauta ficou trancada desde outubro do ano passado: 30 projetos prioritários esperam na fila.

SÓ NO DIA 15…

A previsão é que a leitura do requerimento para instalar a CPI mista seja feita no próximo dia 15 para que a comissão seja imediatamente criada e composta, já que a oposição já protocolou mais assinaturas de apoio ao pedido que o número mínimo exigido pelo Regimento Interno do Congresso – 27 senadores e 171 deputados. Mesmo com a data definida, o DEM não pretende ceder na nova campanha. “Vamos obstruir até lá”, disse Mendonça Filho.

Além da obstrução, a oposição na Câmara pretende unir forças com o Senado para tentar derrubar o que define como manobras para retardar a instalação das comissões de inquérito. Antes mesmo de decidirem por uma CPI mista, o Senado já tinha um requerimento com o número suficiente de assinaturas para uma comissão exclusiva da Casa com o mesmo objetivo.

04 de abril de 2014
Carolina Gonçalves
Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário