"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

DIÁRIO DA DILMA

 

Em pau caído todo mundo faz graveto


1º DE JANEIRO_Ano novo, vida nova. Aprendi a fazer stand up paddle.
 
2 DE JANEIRO_Ligaram o maçarico no céu da Base Naval de Aratu. Não sinto tanto calor desde a menopausa. Pedi para montarem uma piscina Tone no gramado. Ficamos eu, mamãe e titia jiboiando o dia todo. Paula fritou umas linguicinhas e trouxe um isopor cheio de Nova Schin geladinha. Para ficar perfeito, preparou um setlist com os sucessos do Reginaldo Rossi.
Meta para 2014: me reeleger presidenta, aumentar o PIB, baixar a inflação e controlar o frizz.
 
4 DE JANEIRO_Valeu o esforço de fim de ano! Saí muito bem naquela foto em que estou sensualizando de biquíni na praia. Foi um mês de dieta das proteínas light, mais um pacote de drenagem linfática e umas caminhadas na esteira. Quando a gente quer a gente consegue.
A Bahia é uma delícia, mas todo ano ter de aguentar Jaquito e Fatinha me enche um pouco. Tive logo de acionar um “Meus queridos” quando vi que estavam engatilhando um convite para eu ir à Lavagem do Bonfim. Nem morta!
 
5 DE JANEIRO_Gleisi me passou uma informação preciosa. Quando a gente lava roupa na máquina basta colocar meia xícara de bicarbonato de sódio antes do enxágue para neutralizar odores e mofo. Vou sentir falta dela na Casa Civil.
 
6 DE JANEIRO_A data anda meio esquecida, mas hoje é o dia da Festa de Reis. Mamãe chegou tocando sanfona, titia pegou o violão e Paulinha trouxe os pandeiros de fita.
7 DE JANEIRO_Michelle Obama pediu aos convidados para irem de barriga cheia no seu niver de 50 anos. Austeridade é isso. Encaminhei a notícia para o Guido.
Bem que mamãe falou para eu não ficar abrindo a geladeira de biquíni. Peguei uma baita gripe.
 
8 DE JANEIRO_O pessoal do PT mandou para o Joaquim Barbosa um remix do jingle da reeleição do Lula. O protagonista agora é o Dirceu, mas o slogan é o mesmo: “Deixa o homem trabalhar.”
 
9 DE JANEIRO_Estava prestes a sucumbir ao tédio da rotina quando Mercadante meteu a cabeça para dentro da sala e soltou: “Vai começar o BBB!” Consolidou ali mesmo a indicação para a Casa Civil.
 
10 DE JANEIRO_Se a Dilma de 1968 soubesse que a Dilma de 2014 seria aliada dos Sarney, faria sessão de autocrítica e pediria para ser mandada para um campo de reeducação política na Albânia. Que vergonha, meu Deus.
 
12 DE JANEIRO_Ideli entrou esbaforida, botou para fora aquele ministro de cujo nome nunca me lembro e ligou a tevê. Minha santa Bernadette Soubirous, que bafo quente! Quem diria que o goiaba do Hollande estava com essa bola toda? A mulher dele até deu entrada no hospital, o que não é para qualquer um, não! Terei sido o pomo da discórdia? Ele foi tão gentil comigo quando esteve aqui em Brasília. Fico tão focada no trabalho que as oportunidades passam e eu nem percebo.
 
13 DE JANEIRO_Ideli, invejosa que só ela, expulsou da sala o ministro do bigodinho – não o Aldo, o outro, mais de direita – só para me informar que eu não tive papel nenhum na separação do Hollande. A notícia é que ele se envolveu com uma atrizinha. Deixa estar. A Ideli é muito ingênua e não faz ideia dos recursos diversionistas a serviço de um chefe de Estado.
 
14 DE JANEIRO_Vou aproveitar essa onda de rolezinho para ir clandestinamente ao shopping com titia. Quero ver se a Zara tem algum vestido com decote insinuante para eu usar em Davos. A ideia é causar arritmia no Hollande. Ah, esses jogos do amor. Estou nas nuvens.
 
15 DE JANEIRO_Minha página chegou a 200 mil curtidas no Facebook! Vontade de mandar um beijinho no ombro para a oposição. João Santana julgou imprudente. Com exceção do Moreno, estou cercada de homens antiquados.
 
17 DE JANEIRO_Aquele doido do Maduro agora culpa as novelas pela violência. Fico chateada. Além de ser a cara do Professor Girafales, o homem só diz asneira. Acaba envergonhando a esquerda, sabe? Vira chacota. Em pau caído todo mundo faz graveto. Só o Marco Aurélio ainda acredita nessa xaropada bolivariana.
 
18 DE JANEIRO_Estou evitando atender o telefone da Ideli. Ela anda uma arara porque diz que está sem função no governo. E mudou o quê?
 
19 DE JANEIRO_Esse furdúncio de reforma ministerial está me deixando maluca! Vou deixar isso para o Temer resolver. Ele pega os 70% do PMDB e eu vejo o que faço com o resto. Minha única condição é levar o bigodão para a Casa Civil. Muito gentil ele! Depois da nomeação me mandou uma caixa de bombom de cereja com licor da Kopenhagen. A gente sente quando uma pessoa tem berço.
 
20 DE JANEIRO_O pessoal pediu uma reunião para discutir rolezinho. Quando me vieram com sociologia, luta de classe, essas bobagens, cortei logo o papo. E esses donos de shopping que se virem! Sou lá segurança?
 
21 DE JANEIRO_Encrenca feia com a arena do Paraná! Esse Jérôme Valcke não larga do meu pé. Parece encosto! Sei lá o que fizeram com o dinheirol! Olha, vou ser franca: agora que me disseram que o Zidane se aposentou, meu interesse por esse assunto de Copa, que já não era grande, caiu a zero. Dane-se se não tiver arena em Curitiba: que joguem no gramadão em frente àquele olho esquisito do Niemeyer.
 
22 DE JANEIRO_Esse calorão está me matando. Usar cinta vira um suplício! E ainda fui obrigada a inaugurar a tal da arena de Natal. Na minha época lugar de jogar futebol era estádio. Agora virou essa boiolice de arena. Bom, pelo menos uma está pronta.
 
23 DE JANEIRO_Menina, o Justin Bieber foi pego dirigindo bêbado em Miami! Estou com dó, tão bonitinho ele. O Fidel é que tem razão: aquela cidade é um antro de descaminho.
 
24 DE JANEIRO_Por que o Niemeyer não fez Brasília aqui em Davos? É tudo tão elegante, refinado. Ainda bem que a Ideli não veio, ela não tem roupa, ia ficar deslocada. Eu mesma me senti um pouco jeca.
 
25 DE JANEIRO_Rapaz, Davos me deixou exausta. Além de ter de prestar atenção nos talheres, fui obrigada a prometer mundos e fundos. Espero que tenham acreditado. Fiz o melhor que pude, mas mentir tanto de uma só vez me deixou exausta! Para piorar, nem cruzei com o Hollande. Kamura, Zara, fio japonês, criolipólise: uma dinheirama jogada fora. Pedi para fazer aquela paradinha em Portugal para descomprimir e já começam a cair de pau. Fui mesmo, pus tênis, um conjuntão Adidas, comi muito bem, enchi a cara de vinho, fiquei cantando fado na mesa e até ensaiei um vira. Noitada!
Haja estômago agora para enfrentar aqueles comunistas de Cuba. Que preguiça!
 
26 DE JANEIRO_Até Cuba consegue inaugurar porto! O que há de errado com o Brasil, meu Deus?! Soube que, lá no Rio, o Eduardo já adiou umas cinco vezes a inauguração dos quiosques da avenida Atlântica. Quiosques!
 
27 DE JANEIRO_Estou pelas tampas com o Gilbertinho! Que boca-de-afofô! Tinha que chamar os pobres de ingratos por causa daquelas badernas de junho? Precisava dizer que a gente ficou magoado? Essas coisas a gente guarda para si!
 
30 DE JANEIRO_Minha santa Giuseppina Bakhita do Sudão, alguém me explica o que é aquele Cauã Reymond? Que homem sensual, bonito, gostoso, bocudo, uma coisa! Se eu fosse a Grazi ia ficar muito mal vendo esses Amores Roubados. Quem já provou do melhor não vai se acostumar nem com o bom.

04 de abril de 2014
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário