"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 15 de março de 2014

CADERNOS INSONES


 Artigos - Cultura
Nota de Olavo de Carvalho: Leiam o que Juliana Chainho escreveu

Para reconhecer uma inteligência superior à sua, basta ter inteligência. Para refutar uma filosofia, é necessário conhecimento. Inteligência e conhecimento não são sinônimos.
Ser burro por conveniência tem um nome: maldade.

Uma vez que compreender um autor - considerado outrora relevante - vem agora precedido de má vontade, ocorre o embotamento da inteligência para com o assunto propriamente dito e não só. A inteligência não é um bem adquirido que fica ali intacto e incólume diante dos auto-enganos. E o conhecimento que se adquiriu fica subjugado, quer a inteligência esteja iluminada, quer esteja embotada. Ele pode ser usado feito arma.
Na verdade, discordar por princípio, ou seja, definir mentalmente que irá discordar e sair depois à busca de discordância não é nada diferente da profecia auto-realizável, é óbvio que existirão discordâncias.
Se uma pessoa, por princípio, decide xingar quem discorda do seu mestre e depois de decidir mentalmente que passa a discordar desse mestre, começar a agir contra ele xingando, ou perseguindo agora quem concorda com ele, na verdade, a motivação da ação não mudou em absolutamente nada. Mudou apenas o time de futebol.
Tem-se empregado o termo "mestre" com veleidade e futilidade. Uma relação de mestre-discípulo não é coisa que se encontre na padaria.
É típico do brasileiro uma adesão imediata e irrestrita, mas superficial, apenas, a tudo que lhe ocorra. É uma desorientação generalizada. Parece que, em tempos de guerra, as pessoas sabem se orientar melhor.
Louis Lavelle, no primeiro capítulo de A Presença Total, diz:

... em épocas conturbadas, os homens na sua maioria não se deixam comover senão por uma filosofia que justifique o seu padecimento perante o presente, a sua ansiedade perante o futuro, a sua revolta face a um destino que são forçados a sofrer, sem serem capazes de dominar. A consciência busca uma amarga fruição nestes estados violentos e dolorosos, onde o amor-próprio está bem vivo, que pelo próprio impulso que imprimem ao corpo e à imaginação, nos dão, por fim, a ilusão de termos penetrado na raiz mesma do real. Não é senão aparentemente que se aspira a sair do seu cativeiro; temer-se-ia antes que não fossem suficientemente agudos, como um punção cujo movimento se quedasse incompleto.

Isto foi escrito num período entre-guerras. Nós, os brasileiros, não conhecemos essa realidade de perto. Não vivemos num território em guerra, não vivemos de perto duas guerras mundiais, que afetaram diretamente a vida do europeu. Contudo, a época conturbada que vivemos é ainda mais confusa. E o Brasil jamais conheceu a civilização ocidental plena. Desde que o nosso país existe, esta civilização vinha decadente. Coincidência ou não, Jacques Barzun data o início dessa decadência em 1500, ano de descoberta do nosso país, em seu Da Alvorada à Decadência - De 1500 à atualidade.


15 de março de 2014
Juliana Chainho

Nenhum comentário:

Postar um comentário