"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

PESTE NEGRA DEIXOU MARCA NO GENOMA HUMANO, DIZ ESTUDO

Descendentes dos povos que enfrentaram a epidemia possuem genes que reagem com mais intensidade à bactéria causadora da doença

Peste Negra
Pesquisadores identificaram um grupo de três genes ligados ao sistema imunológico que aumenta a resposta à bactéria causadora da peste bubônica (Reprodução)
         
Cientistas descobriram que a peste negra — como ficou conhecida a epidemia de peste bubônica que causou milhões de mortes na Europa no século XIV — deixou uma marca no genoma humano. A conclusão é de um estudo realizado por uma esquipe internacional de pesquisadores e publicado nesta segunda-feira no periódico Pnas.

CONHEÇA A PESQUISA

Título original:
Convergent evolution in European and Rroma populations reveals pressure exerted by plague on Toll-like receptors

Onde foi divulgada: periódico Pnas

Quem fez:
Hafid Laayouni, Marije Oosting, Pierre Luisi, Mihai Ioana, B. K. Thelma, Cisca Wijmenga, Leo A. B. Joosten, Jaume Bertranpetit e Mihai G. Netea

Instituição: Universidade de Radboud, na Holanda, e outras

Resultado: Cientistas descobriram que a peste negra deixou uma marca no genoma humano

Ao longo do tempo, o sistema imunológico humano evoluiu em resposta a doenças infecciosas.

Algumas "versões" dos nossos genes ajudam a combater infecções melhor do que outras, e as pessoas que as possuem têm mais chances de sobreviver e se reproduzir — transmitindo esses genes para gerações futuras — do que as demais, em um processo denominado seleção positiva.

Para se aprofundar nesse fenômeno, o imunologista Mihai Netea, da Universidade de Radboud, na Holanda, e sua equipe analisaram dois grupos étnicos distintos que viviam na Romênia durante o período da peste negra: os roma, como são chamados os ciganos, e os romenos europeus.

O povo cigano deixou o norte da Índia e se instalou na Europa há cerca de 1.000 anos. Quando a epidemia começou, os dois povos já estavam estabelecidos na Romênia, mas, por questões culturais, quase não havia miscigenação entre eles, de modo que seus genes permaneciam distintos.

Leia mais:Peste negra veio da Ásia há 2.600 anos

Cientistas criam algoritmo para rastrear de crimes a epidemias


Genoma

Os cientistas estudaram o genoma de 100 ciganos, 100 romenos e 500 descendentes dos povos do Norte da Índia, cujos ancestrais permaneceram no local depois da emigração dos roma. Como a epidemia não atingiu a Índia, ela não poderia ter causado mudanças no genoma destas pessoas.

Os pesquisadores encontraram vinte genes que sofreram mudanças nos ciganos e romenos, mas não nos indianos. Três genes que despertaram o interesse dos cientistas estavam ligados ao sistema imunológico, localizados no cromossomo 4 — eles codificam receptores do tipo Toll, proteínas que atuam na defesa do organismo, atacando bactérias invasoras.

Ao testar a influência desses genes contra a Yersinia pestis, bactéria causadora da peste negra, os pesquisadores descobriram que a intensidade da resposta imunológica variava de acordo com a sequência desses genes. Concluíram, assim, que ciganos e romenos têm a mesma versão desses genes devido à pressão exercida pela epidemia.
Outros europeus, cujos ancestrais também enfrentaram a peste bubônica, apresentaram a mesma variação, ausente em chineses e africanos — locais não atingidos pela peste. Segundo os autores, as adaptações causadas pela exposição à peste negra causaram mudanças no genoma que persistem até os dias de hoje.

05 de fevereiro de 2014
Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário