"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 15 de fevereiro de 2014

A DURA VIDA DOS MAFIOSOS BABACAS


Tommaso Buscetta – lembram-se? -, foi um dos mais importantes membros da Cosa Nostra, a máfia siciliana. Preso, revelou organogramas e planos da Máfia ao juíz Giovanni Falconi, tendo sido considerado o primeiro mafioso arrependido da história.

No Brasil, onde esteve por duas vezes, em fuga,  dado à semelhança ortográfica e fonética do sobrenome "Buscetta", que, em italiano e siciliano pronuncia-se "buxéta" (com o "x" pronunciado como em "Xuxa"), com uma palavra de baixo calão (boceta, nome chulo para vagina), era comum que, nos meios de comunicação brasileiros, o mafioso fosse referido como "Tommaso Buschetta", pronunciando-se "busqueta”.

Na ocasião, Jô Soares cunhou uma piada que dizia que, na Sicília, o pai de Buschetta, irritado por seu filho ter sido preso no Brasil, extraditado para a Itália e delatado a Máfia, ao visitá-lo na prisão, exclamou: “Mio figlio! Você se deixou prender no Brasile! No Brasile! E delatou a Cosa Nostra! Você não é um Buschetta; você é um Babaca!!”

Essa historinha vem a propósito quando se noticiou que outro “mafioso”, atual, gravatinha borboleta, Henrique Pizolatto (“Io solo Celso!!!”), condenado a 13 anos e sete meses de prisão no Brasil, no processo do mensalão, fugido do Brasil e preso na mesma Itália, foi indiciado pela Polícia de La Spezia – onde, nos idos de 1913, foram construídos os três primeiros submarinos da Marinha do Brasil - por substituição de pessoa, falso testemunho a um oficial público e falsidade ideológica. Conclusão: agora, além de uma, vai ter que cumprir outra pena, ou seja, duas, na Itália e no Brasil!

Seu pai, onde estiver, certamente deve estar praguejando: “Mio figlio! Você se deixou prender na Itália! Na Itália!! E não delatou ninguém!!! Você não é um Pizolatto; você é um Babaca!!!”
 
15 de fevereiro de 2014
Luiz Sérgio Silveira Costa é Almirante, reformado.

http://lorotaspoliticaseverdades.blogspot.com/2014/02/a-dura-vida-dos-mafiosos-babacas.html
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário