"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

VALE A PENA VER A COPA NO BRASIL?

SÃO PAULO - Os episódios do final de semana em São Paulo reforçaram a desconfiança de que o país não está preparado para garantir a segurança dos turistas na Copa do Mundo, a despeito do esforço de autoridades e da Fifa para demonstrar o contrário. Vale a pena assistir a uma competição num lugar em que policiais dão tiros de bala de borracha no saguão de um hotel?

O governo brasileiro prepara um esquema gigantesco de segurança, com custos estimados em mais de R$ 40 milhões. O plano envolverá a Força Nacional, a Polícia Federal, as polícias estaduais, a Defesa Civil, os Bombeiros, as Guardas Municipais e, provavelmente, até o Exército, o que deve ser suficiente para proteger delegações, autoridades estrangeiras e, talvez, o entorno dos estádios.

Mas uma Copa do Mundo é muito mais do que um evento esportivo, levando milhares de pessoas a pontos turísticos, estações de metrô, shoppings, restaurantes etc. Ou seja, a inúmeros lugares nas 34 cidades envolvidas de alguma forma no evento que poderão servir de palco para ações violentas e criminosas dos tais "black blocs" e para reações destemperadas de policiais.

Exatamente como ocorreu na cidade de São Paulo no sábado, por ocasião das comemorações dos seus 460 anos. Cerca de 1.500 pessoas protestaram pacificamente, durante duas horas, contra a competição, até que um grupo encapuzado resolveu atacar bancos, lojas e carros.

Na sua reação, a polícia paulista não teve dúvidas. Simplesmente invadiu o lobby de um hotel na rua Augusta, onde se refugiaram cerca de cem manifestantes, "black blocs" ou não, com a mesma virulência de quem enfrenta uma rebelião num presídio.

E os turistas? Bom, levando em conta as declarações das autoridades de São Paulo, que defenderam enfaticamente a ação da polícia no confronto, os turistas eram apenas um detalhe. O importante era "evitar uma tragédia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário