"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

SUPERAVIT PRIMÁRIO CAI 12,7% EM 2013 E É O PIOR DESDE 2009

Governo central economizou 77,1 bilhões de reais no ano passado, ou 1,6% do PIB; valor foi incrementado com receitas extraordinárias e por isso cumpriu a meta
 
 
 
O resultado fiscal (economia feita para pagar os juros da dívida) do governo central em 2013 foi de 77,1 bilhões de reais, o equivalente a 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB) segundo o Ministério da Fazenda. O governo central é formado pelos resultados financeiros da União, Previdência Social e o Banco Central.
A cifra divulgada nesta quinta-feira veio ligeiramente acima da meta, de 73 bilhões de reais, e também acima do previsto pelo ministro Guido Mantega — 75 bilhões de reais. Contudo, trata-se do pior saldo desde 2009, quando o governo economizou 39,2 bilhões de reais, ou 1,21% do PIB.
A diferença é que o ano de 2009 foi o que mais recebeu o impacto da crise financeira internacional. Também foi o ano em que a economia recuou 0,3% e o governo teve de lançar mão de medidas anticíclicas para estimular o mercado interno.
Já o ano de 2013 foi marcado pela recuperação do mercado internacional e por um crescimento da economia brasileira da ordem de 2,3%, segundo estimativas dos economistas. Contudo, no mercado interno, a estagnação da indústria, o alto endividamento da população e os entraves de infraestrutura têm trabalhado contra o avanço econômico. Desta forma, o governo não se empenhou em fazer ajustes fiscais que garantissem o cumprimento da meta cheia do superávit primário — fez justamente o contrário, reduzindo a meta ao longo do ano e afrouxando o esforço fiscal.
Em dezembro, o superávit primário foi de 14,5 bilhões de reais, queda de mais de 50% em relação a novembro, quando, ajudado pelas receitas extraordinárias, o governo economizou 29 bilhões de reais.
O resultado de 2013 foi impactado pelos gastos do governo — e não pela desaceleração da arrecadação. A receita total do governo central foi de 1,18 trilhão de reais, com uma elevação de 11,2% em relação a 2012, impulsionada, sobretudo, por receitas como o Refis da Crise, que trouxe 22 bilhões de reais aos cofres públicos no ano passado. Tal valor que é resultante do parcelamento das dívidas tributárias das empresas referentes a 2009 foi determinante para que o governo conseguisse cumprir a meta.
Houve ainda as receitas com concessões, que também somaram 22 bilhões de reais — impulsionadas pelo pagamento do bônus do Campo de Libra. 
Já as despesas subiram mais que as receitas, com alta de 13,6% na comparação anual, chegando a 914 bilhões de reais. Os gastos com pessoal subiram 8,9%, enquanto as despesas com a Previdência foram elevadas em 12,8%. Já as despesas de custeio da máquina pública subiram 17,5%
Previsões — O secretário do Tesouro, Arno Augustin, afirmou em coletiva após a divulgação do resultado primário que o início do ano apresentará números mais animadores. "Já adianto que o resultado de janeiro fará com que o trimestre novembro-dezembro-janeiro seja o maior trimestre de primário da história", disse Augustin, que é alvo de embates internos no Ministério da Fazenda devido às medidas de contabilidade criativa implementadas nos últimos anos para elevar o superávit fiscal. 
Augustin também disse que o peso significativo das concessões no resultado de 2013 não pode ser visto como uma anomalia: "O critério de primário é econômico. Se essa receita decorre de um passivo ou não, tem exatamente o mesmo impacto. Uma concessão tem exatamente o mesmo impacto. Não tem nenhuma diferença", disse ele, durante entrevista coletiva.
30 de janeiro de 2014
Gabriel Castro-Veja

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