"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 2 de novembro de 2013

TERCEIRA E MAIOR LEVA DE "MÉDICOS" CUBANOS CHEGA NESTA SEGUNDA-FEIRA

De acordo com o Ministério da Saúde, 3 mil profissionais desembarcam nas próximas duas semanas.
 
A terceira leva de médicos cubanos – a maior delas até agora – chega ao Brasil a partir desta segunda-feira, 4, dentro do programa Mais Médicos. Segundo o Ministério da Saúde, 3 mil profissionais de Cuba desembarcam no país nas próximas duas semanas.
 
 
A primeira etapa do programa contou com 400 cubanos e a segunda, com 2 mil. Ao todo, portanto, o Mais Médicos será integrado por 5,4 mil médicos cubanos, a maior proporção dentre os estrangeiros que integram o principal projeto da presidente Dilma Rousseff na área de saúde.
 
Profissionais de outros países ou brasileiros formados no exterior – 447 médicos – equivalem a apenas 8,2% do total de cubanos no programa. Já os profissionais formados no Brasil e atuantes no Mais Médicos não chegam a mil.
 
Pelos cálculos do Ministério da Saúde, 6,6 mil doutores estarão em atividade no programa até o fim de 2013. Para março de 2014, o governo promete quase dobrar essa quantidade, por meio de novas seleções.
 
De segunda, 4, a domingo, 10, é esperado o primeiro grupo de 2,6 mil cubanos. Na semana seguinte, mais 400 profissionais aportam no Brasil, todos com atuação prevista já a partir de dezembro.
 
O primeiro grupo se distribuirá entre quatro capitais, para três semanas de treinamento. Eles vão para Brasília, São Paulo, Fortaleza e Belo Horizonte. Os outros 400 médicos farão o curso em Guarapari (ES).
 
A partir da sanção da lei do Mais Médicos pela presidente Dilma, os registros para o exercício profissional dos estrangeiros passaram a ser emitidos pelo Ministério da Saúde, e não mais pelos Conselhos Regionais de Medicina. Nas últimas duas semanas, mais de 2,5 mil médicos estrangeiros receberam o registro do ministério.

02 de novembro de 2013
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário