"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 3 de novembro de 2013

ENTREVISTA COM RODRIGO CONSTANTINO

“Governo petista é o mais corrupto”

Rodrigo ConstantinoChamado de Menino Maluquinho (algo que ele enxerga com um misto de humor e tristeza, já que diz que essa análise, é uma tentativa boba de desqualificar o oponente em vez de combater suas ideias e argumentos) por algumas publicações de cunho esquerdista, o economista carioca Rodrigo Constantino de apenas 37 anos, vem se destacando com seus textos, sobretudo no que diz respeito ao seu apreço e porque não dizer defesa do livre mercado.

O economista, concluiu seus estudos secundários no Colégio Santo Agostinho em 1993. É formado em Economia pela PUC-RJ, e tem MBA de Finanças pelo IBMEC. Trabalhou no setor financeiro de 1997 a 2013.
Foi colunista da revista Voto, do caderno Eu&Investimentos do jornal Valor Econômico e do site ordemlivre.org. Atualmente é colaborador quinzenal do jornal fluminense O Globo, e mantém um blog homônimo no site da revista Veja, com o slogan “Análises de um liberal sem medo da polêmica”.

Ele também é membro fundador do Instituto Millenium e presidente do Instituto Liberal. Foi o vencedor do Prêmio Libertas em 2009, no XXII Fórum da Liberdade; é co-autor de ‘O Poder das Ideias’ — A vida, a obra e as lições de Ludwig von Mises, lançado em 2010 e autor dos livros: ‘Prisioneiros da Liberdade’ (2004); ‘Estrela Cadente’: As Contradições e Trapalhadas do PT (2005); Egoísmo Racional: O Individualismo de Ayn Rand (2007); Uma Luz na Escuridão (2008); Economia do Indivíduo: O Legado da Escola Austríaca (2009); ‘Liberal com Orgulho’ (2011) e talvez o mais comentado de todos até agora, que é ‘Privatize Já’ do ano passado.

Nesse último, Rodrigo procura desmistificar o termo “privatização”, expondo as vantagens de um processo como este quando é bem feito. Para o autor, está provado que o modelo de empresas estatais no Brasil não funciona.
Hoje, são as menos lucrativas e as que mais empregam. Ainda assim, boa parte da população treme ao ouvir o palavrão “privatizado”. Mas se o serviço público não funciona, por que a privatização se tornou essa heresia? De acordo com Constantino, por pura falta de informação.

O economista destaca o caso das empresas brasileiras de telefonia, que há alguns anos eram as detentoras das linhas e licenças. Quando um cidadão queria uma linha telefônica devia preencher um pedido, enfrentar uma fila, passar por um sorteio e, mesmo assim, só podia adquirir um número depois de meses, ou anos.
Tomando por base a lei do livre comércio, Constantino afirma que a concorrência entre empresas privadas costuma ser garantia de bons serviços, e um passo extremamente importante na direção de mais progresso, prosperidade e liberdade.

Nessa entrevista ao portal Panorama Mercantil, o liberal não foge a nenhuma das perguntas, e responde em alto e bom som: “Eu arriscaria afirmar que o Governo petista dos últimos dez anos foi o mais corrupto de toda a nossa história!”; “Sou contra programas assistencialistas que entregam o peixe e não ensinam a pescar, que não possuem uma estratégia de saída”. Isso e muito mais é o que você verá agora com exclusividade.
 
Panorama Mercantil-Rodrigo, sempre quando se fala em Neoliberalismo pelo menos aqui na América Latina, se associa a palavra a um capitalismo voraz que penaliza a classe mais baixa, por isso ela [a palavra Neoliberalismo] é tão odiada. Você se considera um neoliberal ou teria outro tipo de definição para o seu pensamento como defensor do livre mercado?

Rodrigo Constantino-Tenho dificuldade de compreender, antes de mais nada, o que esses críticos querem dizer com esse termo. O “Neolibralismo”, ou simplesmente Liberalismo, nunca deu o ar de sua graça na América Latina, se ele for entendido como um sistema capitalista de livre mercado, com pouca intervenção estatal e ampla liberdade econômica. Nunca tivemos nada parecido com um “Estado Mínimo”, cuidando somente de funções precípuas como segurança e justiça. Portanto, culpar o tal “Neoliberalismo” por nossos males é fruto ou de ignorância ou de má-fé. Esse capitalismo “voraz” não está presente entre nós, pois o Governo se mete em praticamente tudo. O que é uma lástima, pois isso sim, prejudica justamente os mais pobres.
 
Panorama-Muitos sites esquerdistas lhe chamam de o “Novo guru da direita brasileira”, outros até de uma forma nada lisonjeira, te apelidaram de “Menino Maluquinho da direita”. Como enxerga essas declarações e se você se considera um homem de direita?

Constantino-Enxergo com um misto de humor e tristeza. Humor porque não deixa de ser engraçado ver isso, uma tentativa boba de desqualificar o oponente em vez de combater suas ideias e argumentos. Tristeza porque essa tem sido a tônica dos “debates” no Brasil há décadas. Muitos, especialmente da esquerda, preferem partir para ofensas pessoais e rótulos vazios em vez de focar nos fatos e nos argumentos. Quem sai prejudicado é o próprio debate. Quanto à direita, eis outro rótulo complicado. Se for o nosso Regime Militar intervencionista e criador de estatais, ou o fisiológico PMDB, ou o reacionário pastor evangélico, eu não tenho nada com tal direita. Mas se for entendido como capitalismo democrático nos moldes de Thatcher [Margaret Thatcher 1925-2013, ex-primeira ministra britânica de 1979 a 1990] e Reagan [Ronald Reagan 1911-2004, ex-presidente dos EUA de 1981 a 1989], então sou de direita, e estou em ótima companhia.
 
Panorama-A Petrobras é uma empresa estatal de economia mista, visto que até mesmo o investidor George Soros, tinha ações na mesma. Por quê você acredita que a maior empresa do Brasil deve ser privatizada mesmo tendo um lucro no ano passado de 14 bilhões de dólares e vendas líquidas de mais de US$ 100 bilhões?

Constantino-Porque ela seria bem mais eficiente se fosse privada. O Estado não é um bom empresário, e isso pode ser tanto explicado pela teoria como provado pela prática. O mecanismo de incentivos não é o mais adequado no setor público para buscar eficiência empresarial. Ele não consegue punir os incompetentes e premiar os melhores como faz a iniciativa privada, sob a meritocracia. Não há o escrutínio dos sócios de olho em seu próprio capital em risco. A sobrevivência não depende do lucro, pois a “viúva” sempre pode aportar mais recursos. Temos inúmeros casos de sucesso após privatização, como a CSN, a Embraer, a Vale, a Telebrás. No setor de petróleo não seria diferente. Inclusive, países desenvolvidos como Estados Unidos, Canadá e Inglaterra possuem várias empresas privadas competindo nesse setor, enquanto países atrasados, como Venezuela, Irã e Rússia, permanecem com o setor sob o controle estatal.
 
Panorama-Muitos acreditam que programas como o Bolsa Família, atrapalham a economia, já que cria um círculo vicioso de ajuda governamental demasiada. O que você acredita que deveria ser feito nesse caso, pois do mesmo jeito que existe aproveitadores, também existe pessoas que necessitam desse auxílio?

Constantino-Sou contra programas assistencialistas que entregam o peixe e não ensinam a pescar, que não possuem uma estratégia de saída. Isso cria dependência do Estado, é uma esmola com chapéu alheio, que ajuda a comprar votos de forma demagógica, como o velho voto de cabresto. O melhor programa social existente chama-se emprego, que garante mais dignidade ao indivíduo. E este é possível quando temos mais competição entre empresas, em um ambiente de ampla liberdade econômica. Os trabalhadores mais humildes dos países ricos capitalistas desfrutam de uma situação bem melhor do que os pobres sob tutela estatal no Brasil. Além disso, eu gostaria de lembrar que solidariedade sempre existiu para ajudar aos realmente carentes, mas ela funciona melhor quando é voluntária, e não sob o comando do Governo por meio de nossos impostos.
 
Panorama-Você diz que novas empresas nacionais não devem de maneira alguma serem protegidas da concorrência externa. Nos fale mais sobre isso?

Constantino-A desculpa de empresa “infante” que necessita de proteção especial tem sido usada para garantir privilégios às montadoras há décadas. É a infância mais longeva que se tem notícia. Por outro lado, empresas como a Dell, a Microsoft e a Apple nasceram em garagens, atuando no setor mais competitivo do mundo, e desafiando gigantes como IBM ou HP. Proteger empresas da concorrência é a forma mais fácil de impedir o progresso, de preservar o obsoleto. O capitalismo precisa de bancarrotas como o Cristianismo precisa do Inferno. É a destruição criadora de que falava Schumpeter [Joseph Schumpeter 1883-1950, economista norte-americano]. O Governo não deve se meter nesse processo dinâmico.
 
Panorama-Grandes empresários afirmam que o nosso sistema trabalhista é paternalista. Concorda com essa afirmação?

Constantino-Sem dúvida. É um sistema anacrônico, que protege em demasia os trabalhadores já empregados, à custa dos que buscam empregos. É uma legislação que tem inspiração esquerdista, que encara o patrão como um explorador e o empregado como uma vítima. Os encargos e tributos fazem com que o custo real do trabalhador seja o dobro do salário para a firma. É uma forma indireta e disfarçada de salário, que retira do próprio trabalhador o poder de escolha do destino de seu ganho. Países mais avançados, mesmo os escandinavos, não contam com a décima parte dessas “conquistas trabalhistas” legais, e mesmo assim os trabalhadores gozam de salários bem maiores. O salário depende da produtividade, mas o governo insiste em crer que pode aumentá-lo por decreto. Não pode. Não sem drásticos efeitos, como informalidade e desemprego.
 
Panorama-Vamos entrar um pouco no campo político. Muitos acreditam que o financiamento público de campanha pode diminuir a corrupção nas campanhas eleitorais, já que o político não ficará “em dívida” com o seu financiador. Esse argumento é válido?

Constantino-Não acho. O financiamento público apenas aumenta ainda mais o fardo sobre os pagadores de impostos, e não elimina o caixa dois e os esquemas por fora. É preciso entender as raízes do problema da corrupção, e elas passam pela impunidade e tamanho excessivo do Estado. Quando a corrupção não resulta em severa punição quando descoberta, e quando o estado concentra 40% do PIB em gastos, parece natural que inúmeras moscas vão rondar Brasília em busca de privilégios e esquemas. Sem mexer nessas causas, não vai adiantar nada criar o financiamento público. Na verdade, será pior.
 
Panorama-Numa entrevista que fizemos com o presidente do partido Novo João Dionisio Amoêdo, ele nos disse que se a legenda chegar algum dia ao poder, gostariam de implementar nos serviços públicos, o modo empresarial de se administrar. Acredita que hoje isso é possível?

Constantino-Em alguma escala, sim. O Governo é tão ineficiente no Brasil que há grande espaço para um choque de gestão com profundos impactos. Mas insisto que o modelo em si é falho, que o nosso Governo concentra poder demais, interfere em demasia em muitos setores, controla a economia de cima para baixo. Isso não funciona, mesmo colocando os melhores no poder. Quando os piores estão lá, o estrago é imenso.
 
Panorama-Por quê o Estado contribui mais para concentrar riqueza do que para distribuí-la?

Constantino-O estado (eu prefiro usar letra minúscula) não produz riqueza; ele apenas transfere de uns para outros. E, no processo, ele costuma cobrar um grande pedágio, para sustentar sua enorme máquina burocrática. Além disso, ele cria privilégios e concede subsídios, como no caso do BNDES, que servem para beneficiar poucos “amigos do rei”. O próprio mecanismo político acaba se tornando um leilão para concentrar vantagens e dispersar custos. Os consumidores não vão às ruas para brigar por alguns centavos a mais no preço do aço, mas empresários podem “investir” milhões em lobby para impedir a concorrência externa. A maior renda per capita do país fica em Brasília. Estado distribuindo riqueza?
 
Panorama-Em uma de suas entrevistas, você diz que temos a sensação que a corrupção no Governo atual é maior do que em outros Governos passados. Mas não seria correto dizer que a corrupção sempre existiu e hoje está sendo mais mostrada porque quem está no poder é quem sempre fez oposição e criticava tudo?

Constantino-Não compro esta tese de forma alguma. Os escândalos de corrupção aumentaram, porque a corrupção aumentou. Com todas as críticas que o Regime Militar merece, quais militares saíram realmente ricos do governo? Já petistas, temos diversos casos conhecidos. E isso é só a ponta do iceberg que veio à tona. O próprio mensalão foi algo nunca antes visto, na escala que foi e com o intuito golpista que teve. Esse tipo de coisa não dá para provar matematicamente, mas eu arriscaria afirmar que o Governo petista dos últimos dez anos foi o mais corrupto de toda a nossa história!
 
Panorama-Vamos voltar para a esfera privada. Qual a visão que você tem hoje do empresariado brasileiro?

Constantino-Há muita gente qualificada, preparada, que não deixa nada a desejar para os estrangeiros que lideram as maiores empresas do planeta. O Brasil tem um tino empreendedor grande. Infelizmente, os obstáculos criados pelo Governo, e a própria cultura que condena o lucro como se fosse praticamente um pecado, não ajudam. O empresário brasileiro sofre, e sofre muito. Criar riqueza nesse ambiente hostil, dentro da legalidade ainda por cima, é tarefa heróica. Acaba sendo mais fácil fazer lobby em Brasília, para os peixes grandes, ou fazer concurso público para os indivíduos. Eles buscam bons salários e segurança, fora várias regalias cedidas pelo Governo, o que afasta gente boa da iniciativa privada. O problema, em suma, não está no empresário, mas nesse sistema intervencionista que trata os empresários como inimigos.
 
Panorama-Grandes empresários, mesmo dando prejuízos em vários casos notórios, sempre tem os bancos públicos à sua disposição, enquanto o pequeno empreendedor sofre para obter financiamento. O que você acredita que deveria ser feito para mudar essa situação?

Constantino-Duas coisas: acabar com os bancos públicos, para retirar esse instrumento do poder dos grandes empresários, e estimular a concorrência no setor bancário brasileiro, facilitando a entrega de bancos estrangeiros ou a abertura de novos bancos nacionais. O desenvolvimento do mercado de capitais também é fundamental para garantir mais acesso aos recursos poupados. Nos Estados Unidos, milhares de empresas pequenas conseguem recursos com firmas de private equity. O aumento da poupança também permitiria a redução sustentável da taxa de juros, pois haveria mais oferta de recursos para investimentos. Mas para tanto, o Governo precisa reduzir muito seus gastos, uma vez que ele é o maior responsável pela despoupança nacional, ao arrecadar quase 40% do PIB e usar tudo para custeio da máquina ou transferências sociais.
 
Panorama-Para finalizar, você disse que o império das leis é fundamental para o avanço da sociedade. Mas quando essas leis não são cumpridas pelos poderosos que deveriam ser o exemplo, não se desistimula o povo como um todo?

Constantino-Com certeza! O império das leis deve valer para todos. Os liberais colocam a igualdade perante as leis como um de seus maiores valores, ao contrário dos socialistas, que buscam a igualdade de resultados (uma utopia que leva à tirania sempre). Os ricos e poderosos devem responder às mesmas leis. Claro que isso, na prática, é difícil de conseguir. Mas podemos caminhar nessa direção. Vide os Estados Unidos, onde “tubarões” como Bernard Madoff, mesmo com todos os bilhões, estão atrás das grades. No Brasil, os mensaleiros, julgados após longos sete anos, ainda gozam de liberdade, mesmo depois de condenados pela última instância.

03 de novembro de 2013
Rodrigo Constantino – Membro fundador do Instituto Millenium e presidente do Instituto Liberal
Colaboração do jornalista Eder Fonseca, diretor-executivo do portal Panorama Mercantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário