"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 3 de novembro de 2013

DECÁLOGO DE UM CÃO

                Quando me mudei para a chácara, em 2011, uma cadelinha vira-lata ficava no portão filando bóia dos pedreiros. Eu ainda morava em SP. Quando me mudei, entrou na propriedade dias depois. Mais uns dias, e as duas filhas também se aboletaram e não quiseram mais ir embora. Acabei ficando com as 3. Estão na ilustração. Então o Anhan contou o caso do icosálogo, Especial para os DG’s, matéria acima, e isso me lembrou de um decálogo que tenho nos meus alfarrábios cibernéticos. É interessante, e tem muita lógica.


Lili e a Preta
Lili e a Preta
Lili e a Marron
Lili e a Marron

1 – Minha vida não vai prolongar-se muito além de 10 anos. Nesse período, qualquer separação de você será muito dolorosa para mim.

 2 – Me dê algum tempo para entender o que você quer de mim. Sou irracional, mas capaz de retribuir a sua estima e paciência.

 3 – Tenha confiança em mim. Eu sou leal.

 4 – Não fique zangado comigo por muito tempo. E não me prenda em um lugar como punição. Você tem seu trabalho, seus amigos, suas diversões. Eu só tenho você.

 5 – Fale comigo de vez em quando. Mesmo que eu não entenda as suas palavras, compreendo muito bem a sua voz e o simples som dela me deixa feliz.

 6 – Esteja certo e seja como for que você me trate, isso ficará gravado em mim através de condicionamento.

 7 – Antes de me censurar pôr estar sendo vadia, preguiçosa ou teimosa, descubra se não há alguma coisa me incomodando. Talvez não esteja me alimentando bem. Pode ser que eu esteja com alguma dor, ou é apenas meu coração que está ficando velho e cansado.

 8 – Cuide bem de mim quando eu ficar velha: você também vai ficar e certamente terá quem cuide de você.

 9 – Não se afaste de mim em meus momentos difíceis ou dolorosos. Nunca diga a frase: “Prefiro não ver” ou “Faça isso quando eu não estiver presente”. Tudo é mais fácil para mim quando você está ao meu lado, mesmo nos meus últimos momentos.

 10 – Se na velhice eu estiver ao seu lado, eu saberei compreendê-lo, meu amo, porque as relações misteriosas entre nós dois fazem parte dos segredos não revelados de Deus.

03 de novembro de 2013
magu

Nenhum comentário:

Postar um comentário