"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 27 de outubro de 2013

IDIOTAS DA AMÉRICA LATINA REMONTAM A DOIS MILHÕES DE ANOS


“Certas épocas não podem ser satirizadas, pois são satíricas em si mesmas e, nelas, a piada é indiscernível da realidade.”  (Karl Kraus)

Essa frase que mantenho abaixo do título do blog é a síntese do que ocorre hoje na América Latina. Aliás, só hoje não. Faz tempo que os idiotas se sucedem, mandando e desmandando por aqui. Li hoje uma entrevista de Maria Beltrão, nossa mais importante arqueóloga, considerada no mundo inteiro, afirmando que, ao contrário do que se tem como verdade - a presença do homem na América tem 30 mil anos -, há registros de ancestrais do homo sapiens de dois milhões de anos no Brasil. Talvez a idiotice na América Latina também tenha essa idade.

A verdade é que hoje não faltam exemplos: Lula, Dilma, os irmãos Castro, Evo Morales, Rafael Correa, a viúva Kirchner, são apenas alguns membros dessa plêiade de imbecis, mas em se tratando de piada mesmo, nada supera Hugo Chávez e seu chaveirinho herdeiro que o incorpora, Nicolás Maduro, que de maduro mesmo não tem nada, parece uma criança brincando de governar.

Como bem lembrou a Theresa - ontem eu acabei esquecendo -, Maduro se superou mais uma vez com a criação do “Vice-Ministério para a Suprema Felicidade do Povo”, seguindo o pensamento de Chávez que, por sua vez sempre repetia como mantra a frase de Simón Bolívar “o sistema de governo mais perfeito é aquele que produz a maior soma de felicidade possível”.

No entanto é bom lembrar que nós, brasileiros, talvez sejamos os pioneiros da felicidade por decreto na América Latina, graças ao ciclotímico senador Cristovam Buarque que apresentou uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição), para incluir a “busca da felicidade” entre os direitos fundamentais do cidadão. Com ela, o Artigo 6º da Constituição Federal passaria a ser o seguinte: “são direitos sociais, essenciais à busca da felicidade, a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados”.

E toca o bonde que isso aqui não tem jeito mesmo. Só nos resta rir.
 
27 de outubro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário