"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

A LIDERANÇA CARISMÁTICA DO PRESIDENTE JAIR BOLSONARO DESCONCERTA O "ESTABLISHMENT" E MOBILIZA PELA PRIMEIRA VEZ O POVO BRASILEIRO

O vídeo acima, postado pelo próprio Presidente Jair Bolsonaro na sua conta do Twitter, dá uma ideia concreta da liderança carismática do Presidente Jair Bolsonaro que analiso no texto que segue:

Não há nada mais inquietante para os poderosos do establishment do que a popularidade do Presidente Jair Bosonaro. Mesmo com toda a grande mídia, a maioria do Congresso e boa parte de Judiciário operando em favor do establishment, esse conluio de poderosos está desesperado. Aliás isso já ficou comprovado com o misterioso atentado contra a vida do então candidato presidencial Jair Bolsonaro na reta final da campanha presidencial que o levou ao Palácio do Planalto. 

Neste feriadão de carnaval o Presidente Jair Bolsonaro decidiu descansar no Guarujá, litoral paulista. Até que foi descoberto pelo público quando vestindo uma prosaica camiseta esportiva apareceu na lanchonete de um supermercado. Para os menos avisados a verdade é que Bolsonaro sempre teve hábitos simples como comer um cachorro quente num desses quiosques simples, sempre discreto e vestindo roupas esportivas. Verdade seja dita. Nunca precisou de marqueteiros especializados, mesmo durante a campanha presidencial quando era carregado nos ombros de multidões por onde passava. 

Essa popularidade natural e inconteste do nosso Presidente se enquadra perfeitamente no tipo de liderança carismática formulado pelo célebre sociólogo e filósofo alemão Max Weber. Resumidamente, Weber elencava o que denominava de três tipos puros de dominação política: tradicional, legal e carismática. A primeira - tradicional - o líder é obedecido porque sempre foi assim, tal como ocorre nas monarquias absolutistas. Já na dominação legal o mandatário é obedecido porque essa obediência está prevista em lei. É o caso do Estado moderno que dispõe de uma Constituição, de um parlamento quando normalmente o líder é eleito pelo voto popular.

Já a dominação carismática está assentada na crença de qualidades excepcionais do líder. Grosso modo pode-se resumir os três tipos de dominação formulados por Weber desta forma: Tradicional - me obedece por que sempre foi assim; Legal - me obedece por que está escrito na lei e, finalmente a carismática: me obedece por que só eu posso te salvar. Note-se que esses três tipos de dominação são formulações teóricas destinadas a entender como é exercitado o poder político. 

Mas voltando para o caso concreto, ou seja, a liderança do Presidente Jair Bolsonaro, podemos tipificá-la como legal e carismática. Legal porque a assunção de Bolsonaro ao poder se deu por meio de eleição livre dentro da lei. Entretanto, não se pode minimizar o conteúdo carismático da liderança de  Jair Bolsonaro. É esse aspecto que explica o fato de que Jair Bolsonaro prescinde dos mecanismos tradicionais de poder. Tanto é que nem tendo contra si todos os meios de comunicação, ou seja a dita mainstream media, a par do dito "deep state", o Estado profundo, a fabulosa máquina burocrática estatal, a liderança e o carisma do nosso Presidente mantêm-se incólumes.

O que discorri até aqui valendo-me dos tipos de dominação política weberianos ajuda a entender um pouco o que está acontecendo no Brasil depois que Bolsonaro chegou à Presidência da República. O fato de que todas as maquinações do establishment por meio, sobretudo, dos grandes veículos midiáticos não surte o efeito pretendido pelos tradicionais donos do poder que dominavam o Brasil desde o golpe da República.

Talvez esteja ocorrendo no Brasil um fenômeno político único em toda a história desses 130 anos de República. De fato não há paralelo histórico, já que foi danificado de forma profunda o esquema de poder reinante ainda que o establishment prevendo o que iria ocorrer, valeu-se de uma série de artimanhas políticas utilizando inclusive o PSL como "cavalo de Tróia" para inundar o Congresso com seus picaretas profissionais.

Ainda assim a dita elite dominante, o establishment - banqueiros, operadores de mercado, grandes empresários, a grande mídia em nível nacional e internacional e até o Papa e seus prelados vermelhos - não consegue tisnar a liderança carismática e absoluta do Presidente Jair Bolsonaro. A tentativa de assassiná-lo é prova cabal do que acabo de discorrer nesta postagem.

Concluindo: uma foto do atual governador de São Paulo, João Doria, que explica de forma clara e inequívoca muito do que discorri nesta postagem.É quando uma imagem comprova os conceitos analíticos da filosofia política. Vigarice pouca é bobagem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário