"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 25 de abril de 2019

GILMAR MENDES ELOGIA DECISÃO DO STJ SOBRE LULA



Gilmar previu que a decisão do STJ terá reflexos em novas ações por parte da defesa do ex-presidente.

Na avaliação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, o julgamento recente do recurso do ex-presidente Lula da Silva (PT) caso do tríplex do Guarujá, em São Paulo, no Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi exemplar.

“O STJ agiu como um tribunal deve agir”, afirmou Gilmar à jornalistas na capital portuguesa, onde encerrou nesta quarta-feira (24) o workshop que faz parte do VII Fórum Jurídico de Lisboa, evento do qual é um dos organizadores.

O ministro lembrou que, na primeira abordagem feita pelo STJ, havia ocorrido o arquivamento do pedido por parte do relator. Uma questão dessa dimensão, segundo ele, precisava ter um julgamento, que não havia ocorrido ainda. “Pela primeira vez tivemos um caso do STJ, isso é digno do tribunal”, reforçou.

O ministro previu também que a decisão de terça-feira (23) terá reflexos em novas demandas por parte da defesa do ex-presidente.

“Acho que haverá certamente outros pedidos de habeas corpus contra esta decisão do STJ, além da questão do trânsito em julgado e tudo o mais que está pendente”, afirmou.


25 de abril de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário