Dezenas de veículos estrangeiros falaram da decisão da juíza Gabriela Hardt em processo da Operação Lava Jato sobre obras realizadas por empreiteiras em um sítio de Atibaia, em São Paulo, explicando que Lula foi punido pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
A mídia estrangeira tratou a notícia como algo normal no contexto político do Brasil, um complemento a uma outra condenação anterior. Com uma abordagem mais descritiva, e em princípio com pouca análise, os jornais explicaram o processo e reiteraram que Lula já está preso.
O jornal norte-americano The New York Times foi uma das poucas publicações internacionais a falar sobre os possíveis impactos políticos da decisão.
A condenação, diz o jornal, “torna mais improvável que o homem que já foi considerado o ‘leão’ da esquerda latino-americana possa algum dia recuperar sua influência política”.
Segundo o UOL, a reportagem diz que apesar de ter algum apoio entre a população mais pobre do Brasil, Lula também sofre com rejeição por causa da Lava Jato, que revelou a corrupção durante os governos do PT.
08 de fevereiro de 2019
renova mídia
Nenhum comentário:
Postar um comentário