"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

INDÍGENAS QUEREM PEDIR A BOLSONARO PARA MANTER FUNAI NA JUSTIÇA



Nos últimos dias, o destino da Funai gerou debate no novo governo. Atualmente, o órgão fica sob responsabilidade do Ministério da Justiça.

Lideranças indígenas tentam ser recebidas nesta quinta-feira (6) pelo presidente eleito Jair Bolsonaro.

Representantes da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) elaboraram uma carta com reivindicações. As pautas prioritárias, segundo a “Folha“, são a permanência da Funai (Fundação Nacional do Índio) e a continuidade da demarcação de terras indígenas.

Na carta, o grupo classifica as afirmações feitas por Bolsonaro nos últimos meses como fruto de visão retrógrada, autoritária, preconceituosa.

O coordenador da Apib declarou:

Falar, todo mundo fala. Até papagaio fala. A gente tem um direito constitucional. Ele vai ter que cumprir. Pode não ter sido eleito pelos povos indígenas, mas é um governo do Estado brasileiro.

06 de dezembro de 2018
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário