"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 2 de dezembro de 2018

"CRIANÇA! NÃO VERÁS NENHUM PAÍS TÃO SURREAL COMO ESTE"" - DIRIA OLAVO BILAC...

Resultado de imagem para morar no brasil é uma merda

O país está de cabeça para baixo, ou ponta cabeça, como dizem os paulistas. Há uma esperança enorme no governo híbrido de Jair Bolsonaro, que é um misto de civil/militar. Mas a realidade não nos abre grandes perspectivas, porque a crise é muito grave.
NÃO EXISTE PECADO – Os pesquisadores estrangeiros, que eram chamados de “brasilianistas”, já desistiram de entender os pecados políticos que são praticados aqui do lado de debaixo do Equador, como diriam Chico Buarque e Ruy Guerra.
Realmente, como um analista estrangeiro pode compreender que o Brasil continue a ser presidido por um político corrupto como Temer. Em qualquer outro país medianamente democrático Temer já estaria preso faz tempo, mas aqui nada lhe acontece e seu indulto de Natal aos criminosos da elite é tema do momento.
FRALDAS GERIÁTRICAS – O surrealismo é de tal ordem que um político corrupto como Paulo Maluf ganha direito a prisão domiciliar apenas porque usa fraldas geriátricas. Dois meses depois, ele recorre ao Supremo para exigir que lhe seja devolvido o mandato de deputado federal. Bem, se ele tem saúde para exercer o mandato, porque não pode ir para a cadeia? Isso não dá para entender.
E o caso de Jorge Picciani, um dos políticos mais corruptos da História Republicana? Mesmo não sendo longevo, pois tem apenas 63 anos, também está cumprindo prisão domiciliar porque precisa usar fraldas geriátricas. Como um cientista político estrangeiro pode aceitar essa “normalidade jurídico-democrática”?
BESTEIROL – A realidade brasileira é mesmo um Teatro do Absurdo com requintes de besteirol. No Congresso Nacional, mesmo os parlamentares que foram reeleitos e já moram em Brasília têm direito de receber R$ 70 mil para fazer a  mudança.
Um político sem caráter como Lula, que traiu o povo e os trabalhadores, mesmo preso tentou se candidatar a presidente da República, houve uma disputa jurídica chatíssima até se concluir que ele não podia disputar a eleição. Qual é o analista estrangeiro capaz de compreender uma situação como esta? É mais fácil considerá-lo “preso político”.
É tudo uma grande maluquice. E um dos filhos do presidente eleito bota lenha na fogueira, dizendo “a morte de Jair Bolsonaro não interessa somente aos inimigos declarados, mas também aos que estão muito perto. Principalmente após de sua posse!”. Caraca! Em tradução simultânea, ele está denunciando diretamente o general Hamilton Mourão, vice-presidente eleito, o único a se beneficiar caso Bolsonaro morra após a posse. E todo mundo acha tudo normal. Ah, Brasil!
###
P.S.
 – Este artigo foi inspirado num telefonema que recebi de Jorge Béja nesta sexta-feira. O grande jurista me deu uma aula sobre os surrealismos jurídicos do momento e as grotescas falhas e brechas existentes na legislação brasileira. E eu respondi que na política era a mesma loucura. E bota loucura nisso!!! (C.N.)


02 de dezembro de 2018
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário