"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

PARA DEFENDER BRASIL NA ONU, A AGU PEDE INFORMAÇÕES SOBRE PRISÃO DE LULA


Resultado de imagem para comitê da ONU charges
Advogado alega na ONU que Lula é “preso político”
Toma que o filho é teu: a Advocacia-Geral da União pediu informações sobre a situação de Lula à Justiça Federal do Paraná. Os dados serão usados para municiar a defesa do Estado brasileiro na ação movida pelo ex-presidente no Comitê de Direitos Humanos da ONU. Em resposta à solicitação, o juiz da 12ª Vara Federal de Curitiba, Danilo Pereira Júnior, afirmou que o processo sobre o petista é público. As informações que a AGU reputar relevantes, diz ele, “podem ser extraídas por ela mesma dos presentes autos”.
No pedido, a AGU explica que o Brasil precisa demonstrar à ONU que tem dado “tratamento adequado e conforme aos direitos e garantias constitucionais e legais” a Lula. O órgão solicitou ainda que as informações fossem enviadas pela Justiça até dia 2 de outubro.
PRESO POLÍTICO – O advogado Cristiano Zanin alega que o petista é alvo de um processo injusto e que seus direitos constitucionais, como a liberdade de expressão e o exercício dos direitos políticos, estão sendo infringidos. O Brasil precisa apresentar suas alegações até o fim de outubro.
Em Porto Alegue, os advogados de Lula vão apresentar recurso ao TRF-4 nesta segunda-feira (dia 24) para que o ex-presidente possa gravar vídeos para a campanha de Fernando Haddad. A ideia é que o petista possa fazer os filmes na quinta (27), durante o horário de visitas à carceragem da PF.
BOMBA-RELÓGIO – Há preocupação na cúpula da Polícia Federal com o timing do desfecho da investigação sobre as motivações de Adélio Bispo de Oliveira para atacar Jair Bolsonaro (PSL). Seguido à risca, o prazo para a divulgação do resultado da apuração seria a antevéspera do primeiro turno. A expectativa, hoje, é de que as primeiras conclusões dos investigadores da PF sejam apresentadas ainda nesta semana.
A defesa de Adélio diz que estão previstas para quinta-feira (dia 27) duas entrevistas dele: uma ao SBT e outra à revista Veja. Com esse cronograma, elas seriam veiculadas menos de dez dias antes do primeiro turno da eleição. As entrevistas foram autorizadas pela Justiça. Elas acontecerão no presídio federal em Campo Grande (MS), onde Adélio está desde o dia 8.

24 de setembro de 2018
Daniela Lima
Folha/Painel

Nenhum comentário:

Postar um comentário