"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

OAB DENUNCIA QUE A CRISE EM RORAIMA SE AGRAVA PELA "INOPERÂNCIA DAS AUTORIDADES"


Brasileiros queimam pertences de venezuelanos em Roraima
"O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, divulgou neste sábado uma nota em que cobra ação do governo federal na fronteira de Roraima com a Venezuela, após ataques contra imigrantes na cidade de Pacaraima. Cerca de 2 mil brasileiros que moram no município queimaram e destruíram barracas e pertences de imigrantes abrigados em calçadas e terrenos baldios.
No texto, Lamachia afirma que o “o problema vem se agravando pela inoperância das autoridades” e que cabe ao governo federal uma “atuação urgente antes que uma tragédia aconteça:
INSEGURANÇA – “Está claro que o problema vem se agravando pela inoperância das autoridades ao longo desse episódio. O que era uma questão humanitária agora tem forte conotação de segurança. Os Estados precisam se organizar para receber os venezuelanos e dar um exemplo ao mundo de democracia e solidariedade”, diz a nota.
O presidente da OAB diz ainda que há risco de sobrecarga para o sistema de saúde e de aumento da criminalidade em Roraima.
“É sabido que o estado de Roraima não tem condições de abrigar a todos os imigrantes. Ao longo dos últimos três anos, recebeu mais de 50 mil imigrantes. Calcula-se que atualmente cerca de 800 imigrantes venezuelanos ingressem diariamente, causando uma sobrecarga nos hospitais, tornando ainda mais vulnerável todo o sistema de saúde, além de reflexos no número insuficiente de vagas em escolas e o aumento da criminalidade. O momento é de atenção a todos, por isso é preciso que haja solidariedade federativa para preservar brasileiros e venezuelanos de um agravamento ainda maior do difícil quadro em que se encontram”, conclui.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – São refugiados políticos, que precisam ser amparados. Mas o governo Temer não se mexe (é imexível, tipo ex-ministro Rogério Magri) e deixa que o governo de Roraima se vire sozinho. (C.N.)

20 de agosto de 2018
Deu em O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário