"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 6 de junho de 2018

GILMAR LIBERTA MAIS UM PRESO, SOB ALEGAÇÃO DE CRIME "DISTANTE NO TEMPO!Ç

Resultado de imagem para gilmar mendes
Gilmar se tornou especialista em soltar criminosos
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, determinou a soltura do engenheiro agrônomo Antônio Claudio Albernaz Cordeiro, preso desde o mês passado na Operação “Câmbio, Desligo”, desdobramento da Operação Lava Jato no Rio, autorizada pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal. A operação investiga doleiros e clientes por lavagem e remessa ilegal de dinheiro e associa o esquema com desvios nos cofres públicos do governo do Rio de Janeiro durante a gestão Sérgio Cabral.
Antônio Claudio Albernaz Cordeiro será solto, mas terá que cumprir as seguinte medidas: proibição de manter contato com os demais investigados; proibição de deixar o país, devendo entregar passaporte em até 48 horas.
PROIBIÇÕES – Gilmar Mendes determinou que o investigado seja proibido de manter contato com os outros investigados. Ele também não poderá deixar o país e deverá entregar o passaporte para a justiça em 48 horas.
Para pedir a liberdade do investigado, a defesa alegou que ele tem mais de 60 anos e tem estado frágil de saúde. Ao conceder o habeas corpus, o ministro afirmou que “os crimes foram praticados sem violência ou grave ameaça”. Ele também argumentou que “os fatos são consideravelmente distantes no tempo da decretação da prisão. Teriam acontecido em 2011-2014”.
A operação investiga doleiros e clientes por lavagem de dinheiro e remessa ilegal de recursos para o exterior. O esquema teria ligação com os desvios nos cofres públicos ocorridos durante a gestão Sérgio Cabral no governo do Rio. Albernaz foi apontado por delatores por ter realizado transferências de dólares para o exterior para uma conta específica. Em troca, recebia dinheiro em reais, que era destinado à Odebrecht.
20 LIBERTADOS – Albernaz já havia sido preso por ordem do juiz Sérgio Moro, de Curitiba, na 26ª fase da Lava Jato, em 2016, que recebeu o nome de Xepa, mas acabou liberado.
Com a decisão, desde o dia 15 de maio, Gilmar Mendes já mandou soltar 20 pessoas presas por ordem de Marcelo Bretas. Na quarta (4), o juiz enviou um ofício ao ministro Gilmar Mendes no qual afirmou que a corrupção não pode ser vista como um crime “menor”.
“A repressão à organização criminosa que teria se instalado nos governos do estado e município do Rio de Janeiro haveria, como de fato houve, de receber deste juízo o rigor previsto no Ordenamento Jurídico nacional e internacional”, diz trecho do documento.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Gilmar Dantas está fazendo hora com todo mundo. Agora, resolveu libertar presos em série, sob alegação de que não oferecem risco à sociedade os crimes estão distantes no tempo, como se 2014 fosse passado remoto.  E ninguém toma providência, ninguém chama a ambulância psiquiátrica, nada, nada. (C.N.)

06 de junho de 2018
Mariana Oliveira
TV Globo, Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário