"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 29 de junho de 2018

DEFESA DE LULA EXIGE QUE RELATOR DO RECURSO SEJA MEMBRO DA SEGUNDA TURMA

Resultado de imagem para alexandre de moraes
Moraes foi escolhido para relator e a defesa o rejeita
A defesa do ex-presidente Lula afirmou nesta sexta-feira, 29, que sua reclamação deve ser julgada pela Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), reclamando que o  ministro Alexandre de Moraes tenha sido definido como relator do recurso apresentado pelo petista nesta quinta-feira, 28.
“A reclamação deve ser julgada dentro do órgão que teve a sua competência usurpada, que no caso é a Segunda Turma. A lei não deixa qualquer dúvida sobre esse critério de distribuição (CPC, art. 988, parágrafo único). Já pedimos a correção ao ministro Alexandre de Moraes para que novo relator seja sorteado dentro da Segunda Turma e possa apreciar o pedido de liminar com a brevidade que o caso requer”, afirma o advogado Cristiano Zanin Martins.
A reclamação de Lula mira uma decisão do ministro Edson Fachin, que enviou para o plenário, e não à Segunda Turma, o pedido de liberdade do petista. Alexandre é integrante da Primeira Turma do STF, e, em abril, votou para negar o habeas corpus de Lula no plenário da Corte.
O ministro Alexandre de Moraes deverá decidir ainda nesta sexta-feira se aceita a relatoria.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – As normas do Supremo determinam que as reclamações sejam julgadas pelo plenário, com escolha eletrônica de relator. O artigo mencionado pela defesa de Lula se aplica a decisões de tribunais inferiores em relação a decisões do Supremo. É como confundir abacate com abacaxi, ao tentar fazer uma guaca mole. (C.N.)

29 de junho de 2018
Julia AffonsoEstadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário