"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 14 de maio de 2018

SUGESTÕES À DONA ONÇA






“País Canalha é o que não paga precatórios”



Um dos homens mais inteligentes do mundo, nosso contemporâneo, Elon Musk, disse que enquanto os robôs não estiverem matando pessoas nas ruas, ninguém lhes dará importância.

É verdade que no Brasil, menores infratores a serviço do tráfico, já fazem isso a um custo mais baixo.

O vampiro fariseu promete verbas para a intervenção e não cumpre. Talvez para desmoralizar a felina.

A Inteligência Artificial é uma ferramenta útil e também um enorme risco.

Sugiro a leitura de matérias sobre O basilisco de Roko disponíveis na internet (procurem no “santo” Google).

Nos últimos cinco anos os avanços da Inteligência Artificial na China foram notáveis. Procurem uma entrevista com Bruno Chan no “site” StartSe publicada no dia dez de maio corrente. (Penso que está disponível na página da StartSe no Facebook).

Um sábio, que tive a honra de ter como professor, disse-me vinte anos atrás que, em sua opinião, o limite da Inteligência Artificial seria o humor.

A capacidade humana de rir (às vezes de si próprio) é um dom divino.

Em lugar de preocupar-se com a classe política, dona Onça poderia (ou poderá) suprimi-la e dedicar-se ao estudo que questões mais importantes.

Sobre o Humor será útil ler “L'Umorismo” de Luigi Pirandello, 1.920, Firenze, editor Luigi Battistelli e “Obras primas do conto humorístico”compilação de Sergio Milliet, 1.963,São Paulo, Livraria Martins Editora.






Fonte: https://www.independent.co.uk/life-style/gadgets-and-tech/news/elon-musk-artificial-intelligence-openai-neuralink-ai-warning-a8074821.html


14 de maio de 2018
Carlos Maurício Mantiqueira é um livre pensador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário