"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 30 de maio de 2018

PEDRO PARENTE REAFIRMA QUE REAJUSTAR PREÇOS DIARIAMENTE É A POLÍTICA CORRETA...


Irresponsável, Parente causou uma crise sem precedentes
No site de O Globo, o colunista Lauro Jardim revela que, no meio de um terremoto que não cessa, Pedro Parente em nenhum momento diz ter qualquer arrependimento em relação à política de preços da Petrobras: “Demos é um tremendo azar de acontecerem dois choques juntos, um cambial e o outro que levou o barril acima dos US$ 80”.
Essa declaração do engenheiro tucano é de absurda insensibilidade. Mostra que em nenhum momento passa pela cabeça deste cidadão que foi causado por ele o maior problema que este país já enfrentou nos últimos anos, muito pior do que o impeachment mal passado da presidente Dilma Rousseff, que lhe tirou o cargo, mas manteve direitos políticos absolutamente inconstitucionais.
SUPER-HOMEM – Desde que foi alçado à presidência de Petrobras, em maio de 2016, como prêmio de consolação ao apoio do PSDB ao governo interino de Michel Temer, o tucano Parente passou a sofrer de um variante da chamada Síndrome do Super-Homem, cujo portador tende a entender o trabalho solicitado como um item individual e que lhe pertence pessoalmente.
O primeiro sintoma da gravidade da Síndrome ocorreu em maio de 2017, quando Temer foi denunciado por Joesley Batista e ameaçou renunciar. No auge da crise, Parente gravou um pronunciamento afirmando que, independentemente do desfecho da situação, Temer poderia sair do governo, mas ele continuaria presidindo a Petrobras.
Para um executivo que sempre se caracterizou pela discrição, foi uma mudança de comportamento radical. Só faltou repetir Louis XIV, o Rei Sol, e proclamar: “O Estado sou eu!”.
MAIOR DESAFIO – Parente não entendeu e ainda não entende que o maior desafio para qualquer presidente da Petrobras é instituir uma política de preços que atenda a necessidade de lucro dos acionistas minoritários da empresa e os interesses nacionais.
Ao instituir a remarcação diária de preços, com base na variação do dólar e na cotação do petróleo, num país que se orgulha de ser autossuficiente na extração de óleo bruto, Parente não percebeu que isso é uma insanidade administrativa?
E por que o país está importando cada vez mais óleo diesel e exportando óleo bruto, ao invés de adaptar as refinarias ao processamento de óleo pesado?  
###
P.S.
 – Na verdade, a Petrobras continua sendo uma caixa preta. Trabalhei lá durante três anos na Área do Abastecimento, nunca entendi por que as refinarias jamais foram adaptadas ao óleo pesado e a empresa tem de importar óleo leve, para misturar no processamento. Eu perguntava, perguntava, porém os técnicos jamais me deram uma explicação convincente.
P.S. 2 – Li uma matéria no UOL revelando que “nos últimos anos, a Petrobras fez diversos investimentos nas refinarias para ampliar a capacidade técnica de refino de óleo pesado e reduzir a necessidade de importação de óleo leve”. Se isso é verdade e as refinarias estão operando em 76%, bem abaixo da capacidade, é preciso mandar prender Pedro Parente.
P.S. 2 – A refinaria Abreu e Lima é a única projetada para processar óleo pesado, com tecnologia da PDVSA (estatal venezuelana). Mas só produz 100 mil barris/dia, porque as obras pararam pela metade. (C.N.)

30 de maio de 2018
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário