"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

EMPRESAS JÁ 'CAPTURARAM' AGÊNCIAS REGULADORAS

REGULADORAS ESTÃO NAS MÃOS DE PREPOSTOS DOS SETORES REGULADOS
REGULADORAS ESTÃO NAS MÃOS DE INDICADOS PELOS SETORES REGULADOS

Foi positiva a ideia de criar as agências reguladores como órgãos de Estado, dirigentes com mandato e independentes de governo, mas, com o passar dos anos (e de vários governos), acabaram “capturadas” pelas empresas que deveriam fiscalizar. Na Aneel, por exemplo, as empresas distribuidoras de energia, com apoio do secretario-executivo do Ministério de Minas e Energia, já tentam emplacar um preposto para sua direção, que tomará decisões sobre temas sensíveis para o setor. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

O mais cotado para o colegiado da Aneel é Marco Delgado, diretor da Abradee, a associação das empresas de energia elétrica.

A história da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) registra vários casos de dirigentes indicados por empresas de planos de saúde.

Os cargos de direção nas “agências reguladoras” estão entre os mais desejados em Brasília. Até porque pagam bem. Em todos os sentidos.

15 de dezembro de 2017
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário