"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

COMO SE ESPERAVA, GAROTINHO CONTINUA PRESO E ROSINHA GANHA PRISÃO DOMICILIAR


Rocinha ficará em Campos, usando tornozeleira
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) concedeu na tarde desta quarta-feira habeas corpus parcial para a ex-governadora Rosinha Garotinho. Ela vai deixar a cadeia José Frederico Marques, em Benfica, mas deverá usar tornozeleira eletrônica. Os desembargadores determinaram também o recolhimento noturno e a proibição de sair da cidade de Campos. A decisão atende pedido da Procuradoria Regional Eleitoral. O Tribunal negou, no entanto, o pedido de habeas corpus da defesa do ex-governador Anthony Garotinho.
Em Benfica, Rosinha divide a cela com a ex-primeira-dama Adriana Ancelmo, de grupo político inimigo ao dela, e com outras detentas. Na mesma unidade, também estava Garotinho, que após ter dito que foi agredido, foi transferido para Bangu 8.
PERÍCIA – A Polícia Civil realizou hoje uma perícia no sistema de segurança da cadeia, mais especificamente na cela B4, onde estava Garotinho. Após a inspeção, o delegado Wellington Vieira disse que só a perícia pode dizer se as imagens das câmeras de segurança foram sido editadas para não mostrar a suposta agressão ao ex-governador.
“Eu contei 12 portas desde a portaria até a cela onde ele estava. Inclusive presos que estão na cela oposta vão ser inquiridos para que a gente consiga saber deles se os presos sentiram ou ouviram alguma coisa estranha. A hipótese de edição é bem difícil, mas a resposta final será dos peritos” – destacou o delegado.
Rosinha e Garotinho foram presos na semana passada. Eles são acusados de fazer parte de uma organização criminosa que arrecadava recursos ilícitos para financiar campanhas eleitorais.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – A reportagem, baseada no noticiário do RJ TV, está incompleta. Não informa foi adiado o novo depoimento em que Garotinho faria o retrato-falado do suposto agressor. A matéria também ignora que o ex-governador diz ter recebido um bilhete de outro detento da Prisão/SPA informando o nome do agressor. E agora ficou fácil, a investigação fica mais facilitada. Se o retrato-falado se adaptar ao nome do suposto agressor, a denúncia de Garotinho aparentemente ficará confirmada. O suposto agressor terá de ser ouvido e será investigado onde ele estava na hora da agressão. Quanto à acusação de que Garotinho tinha um “braço armado”, é claro que precisa ser investigada com rigor, mas tem toda pinta de ser uma armação contra o ex-governador, que não é nenhum santo e tem muitos inimigos poderosos. (C.N.)


01 de dezembro de 2017
Deu em O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário