"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

CÓDIGO DE CONDUTA DOS DESEMBESTADOS

Engana - se quem pensa que a geração constituída de pessoas sem culpa, sem vergonha e sem medo, denominadas pelo delegado e jornalista Miguel Lucena como desembestadas, não possui códigos de conduta. Possui, sim, tudo gira quase sempre em torno do consumo. Afinal, na sociedade de consumidores, “ninguém pode se tornar sujeito sem primeiro virar mercadoria”, como quer Bauman. Esta concepção se manifesta na falta de consideração com o ser humano. No desprezo pelo ser humano, quando ele não ostenta nada de valor do mercado, o que é simplesmente traumatizante e mereceu uma obra do Nahman Armony intitulada: O Trauma nosso de cada dia. 

Para o autor, essa desconsideração pelo ser humano se traduz em pequenas coisas, como: telefonemas não retornados; e-mails que não são respondidos; na falta de atenção no contato pessoal, quando só somos levados a sério se guardamos algum interesse pragmático para o outro, em caso contrário somos ignorados. Isto tudo afeta nosso sentimento de valor, nossa medida do que é direito à deferência, ao respeito. 

Não somos vistos como pessoas com uma subjetividade, mas como mercadorias a serem utilizadas. Como o ser humano tudo faz para se adaptar ao meio social, vai se esforçando para ser reconhecido como alguém; como algo de valor (mercadoria), com sérias repercussões no funcionamento psíquico. 

Nessas circunstâncias, só Freud pode nos ajudar a compreender a origem do mal-estar, fazendo-nos perceber que essa desconsideração é característica dessa forma de subjetividade social, da qual ninguém está livre. A não ser que tenha se tornado uma celebridade: funkeiro; hip hopeiro; transgênero; blogueiro; autoridade financeira; autoridade empresarial, não excluindo as “autoridades” do narcotráfico; autoridades religiosas e políticas que representem interesses no seu meio, e, mesmo assim, fora de sua área de influência será tratado como mercadoria. 

Todos os que não têm algum interesse prático são totalmente desconsiderados pelos desembestados. E há quem pense que desembestados não têm códigos de conduta! Têm, sim: Dress code, cuja marca é ser tosco ao vestir; code of conduct, cuja marca é desconsideração pelo ser humano; banalização da vida; hipervalorização dos prazeres instintuais; das aparências; do hoje, do aqui,do agora!


29 de dezembro de 2017
Maria José Rocha, mestre e doutoranda em Educação, ex-deputada baiana, preside em Brasília a Casa da Educação Anísio Teixeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário