"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 12 de novembro de 2017

PRESIDENTE DO TRF4 DIZ QUE RECURSO DE LULA DEVE SER JULGADO ATÉ AGOSTO

Resultado de imagem para candidatura de lula charges
Charge do Iotti (Zero Hora)
O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, afirmou na noite desta sexta-feira que não existe qualquer pressão no sentido de apressar o julgamento da Apelação apresentada pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas assinalou que existe a expectativa de o recurso contra sua condenação ser julgado até agosto, quando se inicia o registro das candidaturas às eleições de outubro.
Em entrevista ao repórter Vinicius Boreki, correspondente do site UOL Notícias, disse o presidente do TRF-4: “Minha expectativa inicial é que até agosto do ano próximo o Tribunal já estaria em condições de julgar este processo. É um interesse da própria nação e dos réus envolvidos”. Apesar de descartar a existência de qualquer pressão à 8ª Turma do Tribunal, o desembargador disse saber que “teremos as eleições mais importantes dos últimos anos, e o país estará muito vigilante”.
EM CURITIBA – As declarações do presidente do TRF-4 foram dadas durante evento realizado em Curitiba para que o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, recebesse a comenda Barão do Serro Azul, prêmio concedido pela Associação Comercial do Paraná (ACP).
Presente à cerimônia, o desembargador federal João Pedro Gebran Neto, que é presidente da 8ª turma do TRF-4 e relator da Apelação de Lula, afirmou apenas que “talvez seja possível julgar antes das eleições”, ressaltando que não há uma previsão definida para o julgamento.
“O que posso dizer é que o Ministério Público Federal entregou recentemente o parecer dele e agora o processo vai seguir seu andamento normal. Eu vou analisar os autos, oferecer o relatório e encaminhar ao revisor”, declarou.
TRADUÇÃO SIMULTÂNEA – Os três integrantes da 8ª Turma do Tribunal são discretíssimos e não costumam dar entrevistas à imprensa. Uma vez ou outra, em alguma solenidade, os jornalistas conseguem arrancar alguma declaração deles, mas não dizem nada que possa ser conclusivo, como recomenda a Lei Orgânica da Magistratura, que faz tempo deixou de ser obedecida por juízes dos tribunais superiores.
Em tradução simultânea, o relator Gebran Neto indicou que os prazos estão sendo obedecidos e nada impede a realização do julgamento de Lula antes do início do registro das candidaturas, em agosto.
Se for condenado por 3 votos a 0, a candidatura de Lula será automaticamente impugnada. Se o resultado do julgamento for 2 a 1, a defesa poderá impetrar Recursos Infringentes, e o TRF-4 fará novo julgamento, com a participação de mais dois desembargadores.
###
P.S.
 – Façam suas apostas. Pessoalmente, acho que Lula será julgado em junho(C.N.)


12 de novembro de 2017
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário