"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

GULOSOS, CRETINOS E OPORTUNISTAS

Os tucanos deixam o barco do governo. Rápidos como o raio, outros partidos já saem no tapa na disputa pelo rico espólio do PSDB. Todos empenhados, claro, em salvar o país. Temer e alquimistas do Palácio do Planalto têm que agir depressa para dividir as fatias do bolo ministerial entre os outros partidos que apoiam o governo. Todos famintos pelos orçamentos dos principais ministérios. Cada partido se julga dono de algum ministério. A gula é colossal. Na divisão esqueceram de dizer qual será o partido do povo. Aquele que realmente vai atender os anseios da população.

Governador, para o senado você tem mais chances
Não tenho amizade com o governador Rodrigo Rollemberg. Trocamos raros cumprimentos no senado. Ninguém pode negar que assumiu o cargo com imensa herança nefasta. Rodrigo é operoso. Mas não tem a varinha de condão que faça dinheiro. É alvo de intenso e implacável bombardeio no noticiário político. A tendência é se agravar. Nessa linha, sugiro ao governador que esqueça a reeleição ao governo. Dispute o senado. Deixe os falsos isentos se comerem entre si. Não dê o gostinho amargo aos desafetos de ficar na chuva, sem mandato. Rollemberg sabe melhor do que ninguém que as hienas e abutres políticos não dormem. Babam sangue pelos poros.

Tite despreza o futebol de Ganso
O Brasil venceu o Japão sem dificuldades. Tite experimentou diversos jogadores. Nenhum deles, porém, joga mais do que Paulo Henrique Ganso, que, estranha e injustificavelmente continua sem merecer uma chance do técnico. A bola pune e o torcedor exigente lamenta.

Amor antigo
PT e PMDB estão namorando firme. É a receita do viciado presidencialismo, onde vale tudo, menos perder. Nessa linha, recordo meu texto que O Globo publicou em março de 2014: O PT e o PMDB se amam. Brigam muito, mas são apaixonados um pelo outro. São casados em comunhão de bens. É imenso o espólio que conquistaram nos governos Lula e Dilma. O poder fascina. Político que não almeja uma mísera fatia do poder não é bom político .

Folha de S. Paulo faz jornalismo estranho
Vocês são engraçados: Bernardo plagia definição de Nelson Rodrigues e a Folha se omite descaradamente. Estranho jornalismo.
Há dias o colunista Bernardo Mello Franco fez artigo com o título Perdoa-me por me traires, assim, sem aspas. Avaliando declarações de Lula, tentando atrair de volta partidos como o PMDB. Ocorre que "Perdoa-me por me traires" é um clássico de Nelson Rodrigues. Por sinal, em nova montagem no Rio de Janeiro, na Sala Lauro Alvim. Na minha terra isso é plágio descarado. Coisa feia, Bernardo.

Não completaram o serviço
Presos agrediram o canalha e assassino da jovem que deu carona para ele.
Pena que não fizeram o serviço completo.

Safado
O asno, embusteiro, folclórico e repugnante Juca Kfoury, manjado rebotalho da crônica esportiva, não tem moral nem autoridade para abrir a boca imunda para criticar e insultar José Maria Marin. Antes, o perebento Kfoury precisa retrucar, se puder, afirmação do ex-presidente do Corinthians e deputado federal, Andrés Sanches, que em artigo na Folha de São Paulo, chamou Kfoury de "colunista que tem estilo gilette: corta dos dois lados".

Não deprima, azeda Mariliz
Chora, Mariliz Pereira Jorge, que a cama é quente ("É para chorar mesmo- Folha de São Paulo" - Esporte - 11/11). A azeda, recalcada e histérica colunista ficou desapontada porque Marco Polo Del Nero será reeleito em abril, presidente da CBF, com mandato até 2022. O disco já rachou e ficou manjado: A seguir, também na Folha, será a vez de Juca Kfoury e Tostão falarem mal de Marco Polo. Tomara que o trio de formidáveis colunistas não entre em depressão, ao ponto de cortar os pulsos ou atear fogo às vestes.

Porque Roberto Carlos não convida Agnaldo Timóteo
É a pergunta que não cala. Lamentável que Roberto Carlos não convide Agnaldo Timóteo para o show dele de final de ano. A bela voz de Timóteo seguramente engrandeceria e encantaria a noite.

Saúde para Alexandre e Agenor
Aniversário todo mundo faz. Mas figuras competentes, respeitadas e isentas como Alexandre Garcia e general Agenor Francisco Homem de Carvalho merecem aplausos e cumprimentos.



15 de novembro de 2017
Vicente Limongi Netto
Limongi é jornalista Trabalhou no O Globo, TV-Brasília, Última Hora de Brasília, Ministério da Justiça, Confederaçao Nacional da Agricultura, Universidade de Brasília, Senado Federal e Suframa. É sócio da ABI há 48 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário