"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

BRASIL TEM 20,6 MILHÕES DE LARES SEM REDE DE ESGOTO E DOIS MILHÕES SEM ÁGUA

APENAS 18,9% DOS LARES NO NORTE TÊM ACESSO A ESSE SERVIÇO
DADOS DDO IBGE MOSTRAM QUE MILHÕES DE BRASILEIROS VIVEM EM SITUAÇÃO PRECÁRIA DENTRO DE SUAS PRÓPRIAS CASAS (FOTO: EBC)


Um em cada três domicílios existentes no Brasil em 2016, não tinha escoamento por rede geral, pluvial ou fossa ligada à rede. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 65,9% dos 69,2 milhões de domicílios contavam com rede de coleta de esgoto naquele ano. Em 29,7%, o esgotamento sanitário era por meio de fossa não ligada à rede.

São 20,6 milhões de domicílios sem rede de esgoto, quase 6 milhões de casas sem coleta de lixo, aproximadamente 2 milhões de residências sem água encanada.

Norte (18,9%), Nordeste (44,3%) e Centro-Oeste (54,9%) têm proporção de domicílios com acesso a esse serviço bastante inferiores à média nacional em 2016. O Sul tem 64,8%. A região Sudeste tem a maior cobertura: 89% dos domicílios atendidos. Na região Norte, 68,1% dos lares usam fossas não ligadas à rede.

Em 2016, 5,7 milhões de casas ainda não tinham serviço de coleta de lixo, 8,2% do total. Nessas residências, os resíduos eram queimados na própria propriedade. O lixo era coletado diretamente por serviço de limpeza em 57,2 milhões de domicílios, 82,6% das residências, e em caçamba de serviço de limpeza em 5,4 milhões de domicílios, 7,7%.

A água canalizada chegava a 67,3 milhões de residências, 97,2% dos domicílios. Mas 1,916 milhões de lares permaneciam sem água encanada.

Entre os que eram contemplados pela água canalizada, 85,8% tinham como principal fonte de abastecimento de água a rede geral de distribuição. Deste contingente, a disponibilidade da rede geral era diária em 87,3%; em 5,0%, a frequência era de 4 a 6 vezes na semana; e de 1 a 3 vezes na semana em 5,8% dos domicílios.

Em 61,2 milhões de domicílios brasileiros, 88,4% do total, as paredes externas eram de alvenaria ou de taipa com revestimento. Ainda havia 4,4 milhões de lares com paredes externas de alvenaria ou taipa sem revestimento, 3,3 milhões com parede de madeira apropriada para construção e 380 mil domicílios com paredes de outro material.

Domicílios próprios

Os domicílios próprios já pagos representavam 68,2% do total, 47,2 milhões de residências. Outros 5,9% eram próprios mas ainda estavam sendo pagos, o equivalente a 4,1 milhões, e os alugados respondiam por 17,5%, ou 12,1 milhões de domicílios. Os lares cedidos representavam 8,2%, 5,7 milhões de domicílios, e aqueles em outra condição, como os casos de invasão, somavam apenas 0,2%, ou 143 mil domicílios.


24 de novembro de 2017
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário