"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 22 de agosto de 2017

RODRIGO JANOT FAZ PEDIDO DE SUSPEIÇÃO CONTRA GILMAR MENDES

PARA JANOT, "VÍNCULOS PESSOAIS" IMPEDEM MINISTRO DE SER ISENTO
PARA JANOT, "VÍNCULOS PESSOAIS" IMPEDEM MINISTRO DE JULGAR CASO COM ISENÇÃO


Em mais um capítulo da batalha entre os dois, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, fez mais um pedido de suspeição do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no caso envolvendo os empresários Jacob Barata Filho e Lélis Teixeira.

De acordo com o PGR, "há entre eles vínculos pessoais que impedem o magistrado de exercer com a mínima isenção suas funções no processo". O pedido será analisado pela presidente do STF, ministra Cármem Lúcia.

Barata Filho e Teixeira foram presos por suspeita de estarem enrolados em esquema de corrupção que movimentou cerca de R$ 260 milhões em propina no setor de transportes do Rio de Janeiro.

Na última sexta (18), Mendes concedeu habeas corpus aos dois empresários para que aguardassem o julgamento em casa, sendo proibidos de manter contato um com o outro ou com os demais investigados.



22 de agosto de 2017
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário