"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 22 de agosto de 2017

GILMAR MENDES É VAIADO EM EVENTO REALIZADO PELO ESTADÃO EM SÁO PAUO


Debate sobre reforma política promovida pelo Estadão
Grupo de mulheres também tinha cartazes contra Gilmar
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, foi bastante vaiado na manhã desta segunda-feira em evento promovido pelo jornal O Estado de S. Paulo, na Zona Norte da cidade de São Paulo. Os manifestantes protestavam contra as recentes decisões do magistrado, que concedeu dois habeas corpus em menos de 24 horas em favor do empresário de transporte público Jacob Barata Filho, conhecido como “Rei do Ônibus”, investigado por corrupção na Operação Ponto Final, desdobramento da Lava Jato no Rio.
Diante das vaias, Gilmar afirmou que elas não o incomodam e que as considera “completamente normais”. “É compreensível. As pessoas não têm as informações que estão nos autos, do que nós estamos analisando, se é constitucional ou não”.
SEM SUSPEIÇÃO… – O ministro foi padrinho de casamento da filha de Barata – apesar disso, reiterou que “não há suspeição” da sua parte em atuar no caso.
Em seu discurso, o ministro defendeu a mudança do sistema de governo para o parlamentarismo. Enquanto ele falava, um grupo de dez pessoas de movimentos que apoiam a Lava Jato levantou cartazes com os dizeres “Vergonha”, “Fora Gilmar” e “Impeachment Gilmar”, além de usar narizes de palhaço. Antes do início do evento, um homem identificado como Ricardo Rocchi foi retirado à força por carregar um saco com tomates podres que, segundo ele, iria jogar no ministro do STF.
“O Gilmar Mendes fica metendo o pau na Lava Jato, que é a maior operação do mundo. Qual é a dele? Está pensando que pode. Isso é protesto pacífico. Só ia atacar tomate nele. Eles merecem mais que isso”, disse Rocchi, que foi expulso do evento antes de o ministro chegar.
Em novembro do ano passado, no aeroporto de Brasília, ele esfregou um tomate no terno do deputado Weverton Rocha (PDT-MA), autor de uma emenda que pedia para incluir nas medidas anticorrupção punição para juízes e integrantes do Ministério Público que cometessem abuso de autoridade.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – “Bem-vindo ao Clube”, teriam dito Eliseu Padilha, Moreira Franco, Lula, Mantega e tantos outros que não podem mais viajar de avião ou frequentar restaurantes, com medo de serem vaiados. Gilmar Mendes é apenas mais um sócio do Clube dos Maus Brasileiros. Como diz o ditado, aqui se faz, aqui se paga(C.N.)


22 de agosto de 2017
Eduardo Gonçalves
Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário