"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 12 de agosto de 2017

MINISTÉRIO PÚBLICO APERTA O CERCO AO 'LEGADO OLÍMPICO' DO EX-PREFEITO EDUARDO PAES

Resultado de imagem para legado olimpico charges
Charge do Aroeira (Portal O Dia/RJ)
O ex-prefeito do Rio Eduardo Paes (PMDB) se tornou réu em uma ação civil pública ajuizada por razão de problemas encontrados na construção do campo de golfe da Olimpíada. A Justiça aceitou denúncia do Ministério Público Estadual contra ele e a construtora Fiori Empreendimentos, responsável pelas obras. O peemedebista foi denunciado sob acusação de improbidade administrativa – quando autoridade comete algum ato ilegal contra a administração pública. Segundo a Procuradoria, Paes atuou para que prefeitura arcasse com despesas da construção que a empresa queria se livrar, gerando prejuízos aos cofres municipais de pelo menos R$ 4 milhões em valores atualizados.
Na sua decisão, a 8ª Vara de Fazenda Pública do Rio de Janeiro aceitou a ação no dia 26 de julho, afirmando que “a peça vestibular delimita com precisão os supostos vícios do ato praticado”.
MULTA AMBIENTAL – A Procuradoria diz que, após receber negativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para se livrar de uma taxa sobre a remoção de vegetação exótica na área do campo de golfe, a Fiori Empreendimentos passou a pedir isenção do tributo diretamente ao então prefeito do Rio.
A empresa não teria interesse, segundo a ação civil, em manter seu compromisso de construir o campo de golfe dos Jogos, caso tivesse que arcar com aquela despesa.
Sob o argumento de que haveria um desequilíbrio econômico para construção do campo de golfe, o ex-prefeito aceitou o argumento da empresa e, num despacho de três linhas determinou em 15 de março de 2013 que o município assumisse o pagamento da cobrança. O acordo foi revelado pela Folha em setembro de 2015.
PAES NEGA – Procurado por meio de sua assessoria de imprensa, Paes afirmou em nota que a Justiça já havia dado decisão anterior dizendo que não houve prejuízo aos cofres da prefeitura. O ex-prefeito também declarou que revogou enquanto ainda estava no cargo o ato contestado pelo Ministério Público (leia a íntegra abaixo).
A Fiori Empreendimentos afirmou que não iria se posicionar.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Paes precisa explicar como consegue morar em Nova York sem trabalhar, sustentando a família e colocando os filhos num dos colégios mais caro dos Estados Unidos. Seria interessante que abrisse suas contas, porque o pai e o irmão Guilherme, sócio do BTG Pactual, tinham dinheiro em paraísos fiscais, sem declarar à Receita. E dinheiro lá fora, não declarado ao Fisco, é dinheiro sujo, minha gente(C.N.)


12 de agosto de 2017
Deu na Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário