"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

17 PAÍSES NÃO RECONHECEM A CONSTITUINTE

CONTRA DITADURA DE MADURO, CHANCELERES PEDEM FIM DA CONSTITUINTE
CHANCELERES CONDENAM A RUPTURA DEMOCRÁTICA NA VENEZUELA

OS CHANCELERES DIVULGARAM UM COMUNICADO, CHAMADO DE ‘A DECLARAÇÃO DE LIMA’ (FOTO: HO/ PERU'S FOREIGN MINISTRY/ AFP)


Chanceleres e representantes de 17 países se reuniram nesta terça-feira (8) para discutir a crise na Venezuela. Eles afirmam não reconhecer a Constituinte do país, eleita há poucos dias, e pedem que seja encerrada.

Eles condenam a ruptura da ordem democrática no país e chamam o governo de Nicolás Maduro de ditadura. O ministro Aloysio Nunes, das Relações Exteriores, representou o Brasil no encontro.

Os chanceleres divulgaram um comunicado, chamado de ‘A Declaração de Lima’. Ele foi lido à imprensa pelo chanceler peruano Ricardo Luna. Eles expressaram solidariedade à Luisa Ortega Díaz, que foi destituída do cargo de procuradora-geral da Venezuela pela Constituinte no último sábado.

Os diplomatas questionam ainda a violação dos direitos humanos, assim como das liberdades fundamentais e a existência de presos políticos.

No encontro, o ministro Aloysio Nunes pediu que os participantes redobrem o empenho para que a Organização dos Estados Americanos (OEA) exija a restauração do Estado democrático de direito na Venezuela, como determina a Carta Democrática Interamericana.

Por conta da ruptura da ordem democrática, a Venezuela acabou suspensa do Mercosul.

Estiveram no encontro os representantes do Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, entre outros.



09 de agosto de 2017
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário