"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 19 de julho de 2017

LULA PEDE A RENÚNCIA DE TEMER E ACUSA MORO DE AGIR COMO UM 'CZAR'

Resultado de imagem para lula acusa moro charges
Charge do Nani (nanihumor.com)
Crítico do governo Michel Temer, o qual classifica como “ilegítimo”, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, na manhã desta terça-feira, que o presidente deve renunciar apesar de ter “sustentação” para se manter no cargo. Em entrevista à rádio “Capital”, de São Paulo, o petista repetiu que é inocente no caso do tríplex do Guarujá e criticou novamente a sentença do juiz Sergio Moro contra ele.
“Já está provado que ele não tem condições de continuar governando o Brasil. Eu acho que a autoridade moral dele acabou, embora ele tenha uma sustentação da Constituição para exercer o cargo onde está. O correto seria ele próprio ter a iniciativa de convocar eleições diretas” — disse Lula.
ANTECIPAÇÃO – Defensor da antecipação do pleito, Lula discursou em tom de campanha, assim como em sua primeira declaração após a condenação, na última semana. O discurso de que o país está divido em ricos e pobres foi repetido ao longo da entrevista, embora o petista também tenha criticado a polarização política nas ruas.
“Na tese da elite brasileira o país tem que ser construído para um terço da sociedade” — afirmou o ex-presidente.
Condenado a nove anos e seis meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá, Lula disse que já está recorrendo da sentença. Ele alegou mais uma vez sofrer perseguição da mídia e do judiciário e afirmou ter comprovado sua inocência perante o juiz Sergio Moro, a quem chamou de “czar”.
RECURSO – “Estou recorrendo (da decisão) porque acredito que haja justiça em outra instância do país. Inclusive, peço que o juiz Moro não continue se comportando como se fosse um czar. Ou seja, ele faz o que quer, sem respeitar o direito democrático, sem respeitar a Constituição e vai passando por cima, não deixa a defesa falar, tenta cercear o direito da defesa falar” — disse o ex-presidente, fazendo referência aos embates recentes entre seus advogados e o juiz.

19 de julho de 2017
Deu em O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário