"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 7 de junho de 2017

TEMER GANHA MAIS TEMPO E PROMETE RESPONDER TODAS AS 82 PERGUNTAS DA PF

Resultado de imagem para temer e mariz
Temer quer entregar as respostas no sábado
A defesa do presidente Michel Temer pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) mais tempo para responder às perguntas feitas pela Polícia Federal. O relator da Lava-Jato, ministro Edson Fachin, tinha dado 24 horas para a manifestação de Temer. Esse prazo se encerraria na tarde desta terça-feira. No entanto, diante da quantidade de questões formuladas, o advogado Antonio Mariz apelou para o “bom senso” do ministro e pediu até o fim da semana para apresentar as respostas – segundo ele, até sexta-feira ou sábado. A PF formulou 82 questões, que chegaram às mãos da defesa na tarde desta segunda-feira.
“Em face da complexidade e da surpreendente quantidade dos quesitos formulados (82), entende-se ser absolutamente impossível e contrário ao princípio da razoabilidade exigir-se uma manifestação do Sr. Presidente da República no exíguo prazo de 24 (vinte e quatro) horas, lembrando-se que para a sua elaboração não foi consignado nenhum prazo”, diz a defesa. “Por todo o exposto, contando com o elevado bom senso e compreensão de Vossa Excelência, o Sr. Presidente da República considera que estará habilitado para a análise e para a deliberação sobre as questões ofertadas até o final da presente semana (dias 9 ou 10)”, concluiu Mariz. E o ministro Fachin prolongou o prazo até sexta-feira.
RESPONDER TUDO – Em despacho anterior, Fachin explicou que Temer não precisaria responder a todos os questionamentos. A defesa, no entanto, afirmou agora que o presidente quer esclarecer todas as dúvidas relacionadas à gravação da conversa com o dono da JBS, Joesley Batista, mesmo com a perícia não concluída, por serem “de fundamental importância para a sua defesa”.
Ainda segundo Mariz, Temer vai precisar de um “prazo razoável” para responder a todas as questões. “A análise de cada uma das oitenta e duas indagações imporá um grande esforço de S. Excelência, que não poderá descuidar das obrigações inerentes ao cargo, dentre as quais a de cumprir a sua carregada agenda, marcada por compromissos que lhe ocupam mais de quinze horas por dia”, escreveu o advogado.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG –
 Em tradução simultânea, vai acontecer o seguinte: Temer responderá apenas as perguntas que forem de seu interesse. As demais, que puderem comprometê-lo, serão respondidas com evasivas e sofismas.(C.N.)

07 de junho de 2017
Carolina Brigído
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário