"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 1 de abril de 2017

FALTA DE VERGONHA

A hipocrisia, que não deixa de ter sua função, transformou-se em modelo de conduta para todos os segmentos da sociedade brasileira, do mais simples ao mais sofisticado, de um extremo ao outro do espectro político-ideológico.

Fingir que está com pena, matar e comparecer ao enterro, assaltar e participar de passeata contra a violência, dizer-se indignado com tudo e viver praticando o malfeito, para usar um termo da moda, viraram lugar-comum.

Interessante é que muitos não conseguem nem disfarçar: o destruidor do meio-ambiente luta para presidir a Comissão de Meio Ambiente, o grileiro é escolhido para a Comissão de Assuntos Fundiários, o intolerante passa a tratar de assuntos de intolerância na área de Direitos Humanos e assim por diante.

Nesta semana, a Coordenação de Repressão a Drogas da Polícia Civil do Distrito Federal prendeu um traficante com um quilo de skunk, maconha modificada geneticamente, com altíssimo teor de THC (Tetrahydrocabinol), avaliado em R$ 40 mil.

Pesquisando o perfil do traficante na Internet, a Polícia Civil encontrou manifestações duras do acusado no sentido de que a Interpol (Polícia Internacional) ficasse atenta “para não deixar o Lula fugir”, reforçando o apelo com a seguinte pérola: “Só peço que compartilhem e faça (sic) pelo menos um brasileiro ter vergonha na cara!!!! Por favor!!!!”.

Enquanto isso, lucrava distribuindo drogas em Brasília e se preparava em uma faculdade particular para ser piloto de aviação comercial. Se ele vendia e fumava, como é característico do traficante brasileiro, imagine o risco que os passageiros correriam no futuro.

Não que seja proibido censurar ou emitir juízo moral, mas é demais um criminoso ter a ousadia de apelar à Interpol. A falta de vergonha passou dos limites.



01 de abril de 2017
Miguel Lucena é delegado da Polícia Civil do Distrito Federal e jornalista,

Nenhum comentário:

Postar um comentário