"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 5 de abril de 2017

AÉCIO ATACA A VEJA, A REVISTA SE CALA E AGORA SÃO AGUARDADOS OS PRÓXIMOS CAPÍTULOS



Aécio fez o discurso mais impactante de sua carreira
Com um plenário cheio de aliados da Câmara e do Senado, o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG) fez um pronunciamento nesta terça-feira da tribuna para cobrar que seja divulgado o banco e uma suposta conta que seria movimentada pela irmã dele, Andrea Neves, que teria recebido repasses da Odebrecht de propina de obras da Cidade Administrativa de Minas Gerais e da Hidrelétrica de Santo Antônio. A denúncia, publicada pela revista “Veja”, teria sido feita em delação do ex-diretor da empresa, Benedicto Júnior.
Ao dizer que sofreu enormes prejuízos políticos, Aécio apelou ao relator da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, que dê publicidade à delação de Benedicto, para “desmascarar essa farsa definitivamente”.
— O mais importante é desmascarar a mentira. Para isso estou aqui. Bastava mostrar o banco e a conta. Mostre o banco e a conta e essa farsa será desmascarada definitivamente. Estou aqui mostrando a minha face. A democracia não se faz com aqueles que se escondem nas sombras do anonimato para covardemente destruir reputações. Bastava uma checagem no banco — cobrou Aécio.
FRANQUEAR AS DELAÇÕES – O líder tucano disse que uma boa saída era o Supremo franquear aos delatados as delações, para que tenha direito ao exercício de defesa. Aécio disse que se corre o risco de transformar o Brasil em um país infestado pela corrupção, em um país sem direitos. “Precisamos de menos fogueira e mais pontes. Precisamos de menos intriga e mais diálogo” — defendeu Aécio.
E reclamou de declarações da presidente cassada Dilma Rousseff que, em entrevista hoje ao jornal “Folha de S.Paulo”, ironizou os vídeos gravados por ele e por Andreia Neves para se defender da acusação. Dilma disse que Aécio abriu a caixa de monstros e foi o primeiro a ser comido por eles.
— A ex-presidente afastada tripudia no campo pessoal desse pesadelo kafkiano que a minha família está enfrentando. Eu reitero: estamos sendo acusados sem saber de quê. Ao fazer isso, a presidente afastada legitima a covardia, alimenta os monstros e abre ela a caixa de onde sairão , fortalecidos, para devorar a mesma irresponsabilidade do próximo da fila — respondeu Aécio, que recebeu apoio de senadores de vários partidos.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Ao se defender com tamanha veemência, Aécio colocou em saia justa a Veja, que até o final da noite desta terça-feira não havia postado em seu site o discurso do senador nem fez qualquer comentário a respeito. Das duas, uma – ou a Veja deu uma terrível mancada ao fazer a denúncia ou está guardando munição para destruir o parlamentar. E ainda há a chamada terceira via – a conta nos EUA existe, foi abastecida pela Odebrecht, mas não há como provar que era controlada por Andrea Neves. Vamos aguardar. (C.N.)


05  de abril de 2017
Maria Lima
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário