"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 10 de março de 2017

SE A RENÚNCIA DE RENAN TEM PROCEDÊNCIA, PADILHA TERÁ DE DEMITIR GUSTAVO ROCHA



Resultado de imagem para renan charges
Charge do Son Salvador, reproduzida da Charge Online
Devem ser consideradas da maior gravidade as declarações do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) às repórteres Maria Lima e Lydia Medeiros, de O Globo, nesta quarta-feira, porque evidenciaram uma crise que atinge não apenas o PMDB, mas também o próprio Planalto, causada pela iniciativa do deputado Carlos Marun (PMDB-MS), que colheu assinaturas de alguns deputados para levar o Diretório a expurgar da direção do partido todos os envolvidos com a Lava Jato, a começar pelo senador Romero Jucá, que recentemente assumiu a presidência nacional do PMDB e a liderança do governo na Câmara, além do próprio Renan, que é líder do partido no Senado.
Sem a menor dúvida, trata-se de uma pretensão alucinada, pois praticamente todos os dirigentes do PMDB estão (ou estarão) na mira da Lava Jato.
CHANTAGEM A TEMER – Na terça-feira, ao tomar conhecimento da atitude de Marun, que é presidente da comissão da Reforma da Previdência, Renan imediatamente promoveu  um encontro da bancada do partido no Senado, com a presença de Eunício Oliveira e de Romero Jucá.
No dia seguinte, quarta-feira, almoçou com o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Moreira Franco, para denunciar que o presidente Michel Temer está sendo chantageado pelo grupo de Eduardo Cunha, que teria forçado as nomeações do deputado André Moura (PSC-SE) à liderança do governo no Congresso, de Osmar Serraglio (PMDB-PR) ao Ministério da Justiça e de Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) à liderança do governo na Câmara.
CITANDO O JUIZ MORO — “Há 20 dias, o juiz Sérgio Moro foi solidário com Temer, dizendo que ele estava sendo chantageado e vetando as perguntas de Cunha ao presidente” — disse Renan, acrescentando que o próximo passo de Cunha será colocar seu ex-advogado e atual subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Gustavo Rocha, como ministro da Casa Civil no lugar de Eliseu Padilha.
“Eu disse ao Moreira: fala com o Padilha para voltar imediatamente, porque senão o Eduardo Cunha senta lá na cadeira dele o Gustavo Rocha. O Padilha tem que voltar logo, já está sarado” — reclamou Renan.
A crise é grave e confusa, porque Renan parece estar atirando no que viu, mas acertando no que não viu. Se realmente sua denúncia tem procedência, é claro que o primeiro ato de Padilha ao reassumir nesta segunda-feira (ou na outra, ou ainda mais adiante, ninguém sabe ao certo) terá de ser a demissão de Gustavo Rocha.
TRADUÇÃO SIMULTÂNEA – Se Padilha não pedir a Temer a exoneração de seu assessor Gustavo Rocha, notoriamente ligado a Cunha, isso significa que a denúncia de Renan está furada. A esse respeito, convém lembrar que semanas antes de ocorrer o pedido de licença do chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha havia se lançado candidato ao Ministério da Justiça, e isso jamais poderia ter acontecido sem a anuência de Padilha, que é conhecido por ser autoritário e rigoroso com os subordinados.
Ao que parece, Renan se enfureceu com a iniciativa de Marun, que encaminhou terça-feira a carta à direção do partido, pedindo uma reunião da Executiva para analisar uma moção de afastamento dos indiciados na Lava Jato, e reagiu atabalhoadamente, agravando a crise.
HÁ MUITAS DÚVIDAS  – Será que Renan ainda não percebeu o esvaziamento da Casa Civil, cujos espaços estão sendo ocupados por Moreira Franco, que desde 3 de fevereiro passou a ter sob seu comando direto a Secretaria de Comunicação Social, a Assessoria de Imprensa, a Administração da Presidência e o Cerimonial, que antes estavam subordinados a Padilha?
Renan deve ter percebido, é claro. Afinal, por que decidiu recorrer a Moreira Franco, ao invés de ir direto a Temer? Ao fazê-lo, sem dúvida confirmou que o neoministro da Secretaria-Geral passou a ser o homem-forte do Planalto. E por que Renan decidiu transformar a crise interna num escândalo, dando a entrevista espontaneamente?
É claro que o presidente Temer ligou para Temer e o convidou para uma conversa reservada, à noite, no Palácio Jaburu. . De toda forma,  não adianta mais esconder, porque a crise já está balançando o partido e o próprio Planalto.
###
PS – Quanto às insistentes perguntas que Cunha exige serem respondidas, é claro que significam rompimento e hostilidade, pois o ex-deputado entrou até na vida privada do presidente, ao revelar a existência de um relacionamento amoroso que Temer tentou ocultar a todo custo. (C.N.)

10 de marçço de 2017
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário