"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 25 de fevereiro de 2017

DOENÇA DE PADILHA É FALSA OU OS MÉDICOS DO EXÉRCITO SÃO MUITO INCOMPETENTES


Resultado de imagem para eliseu padilha charges
Será que os médicos erraram o tratamento de Padilha?
Os assessores do Planalto anunciaram que o ministro Eliseu Padilha, da Casa Civil, tirou licença do governo na última quarta-feira por cerca de 12 dias, em razão de uma cirurgia que fará no fim de semana. E assinalaram que, depois de ficar internado por dois dias nesta semana, Padilha já havia comunicado ao presidente Michel Temer que iria a Porto Alegre, onde deve operar a próstata neste fim de semana. A notícia, aparentemente simples, requer tradução simultânea.
HÁ MUITAS LACUNAS – O assunto é importante, controverso e estranho, cheio de lacunas, porque a Assessoria de Imprensa do Planalto ainda trabalha diretamente para a Casa Civil, embora desde o dia 3 tenha passado a estar formalmente subordinada à Secretaria-Geral da Presidência, comandada pelo neoministro Moreira Franco.
Fica claro que a versão dos assessores do Planalto é uma informação ardilosa e distorcida, que foi montada para ficar parecendo que o ministro Padilha havia pedido licença na quarta-feira, por motivo de doença, mas na verdade isso só ocorreu na quinta-feira à noite, depois de divulgada a explosiva matéria de Thiago Bronzatto na revista Veja.
TROCA DE DATAS – A intenção clara é divulgar que o licença nada tinha a ver com matéria da Veja, pois Padilha se licenciara na quarta-feira. Para reforçar a falaciosa versão, a Assessoria de Imprensa informou que a requisição da licença teria ocorrido estrategicamente via atestado médico, para burlar a obrigatoriedade de publicação do afastamento de ministro no Diário Oficial.
A informação da Assessoria de Imprensa é de que o ministro recebeu alta na quarta-feira, voltou ao Palácio do Planalto e despachou com Temer para avisar que estava de atestado médico e iria a Porto Alegre para ser operado neste fim de semana, com previsão de ficar em recuperação até o próximo dia 6. Era mentira dos assessores. Padilha combinou a licença com Temer na quinta-feira à noite, por telefone, conforme O Globo apurou, e na conversa os dois combinaram a comprovação por atestado médico, que até então nem existia e foi passado a posteriori.
MÉDICOS INCOMPETENTES – O pior é que essa  distorcida informação do Planalto, aparentemente prosaica, é altamente ofensiva ao corpo médico do Hospital do Exército, onde Padilha teria sido internado segunda-feira. A informação da Assessoria de Imprensa é de que Padilha foi internado segunda-feira no Hospital do Exército, em Brasília, com um quadro de “hiperplasia prostática benigna”, que provocou obstrução urinária e houve necessidade de fazer um procedimento ambulatorial.
Essa informação deixa claro que houve incompetência e erro médico no atendimento ao ministro em Brasília. Depois de ultrassonografia, ressonância, toque retal e tudo o mais, os especialistas militares concluíram que o caso dele (obstrução da uretra por hiperplasia prostática benigna), apenas necessitava de desobstrução, um procedimento simples, realizado em ambulatório.
Mas deu tudo errado, porque Padilha agora alega que o tratamento não teve efeito, o problema se agravou e passou a exigir cirurgia, que será feita neste final de semana (ou seja, neste sábado ou no domingo).
HÁ ALGO DE ERRADO – Pesquisas recentes indicam que a hiperplasia prostática benigna afeta 25% homens aos 50 anos de idade, 33% aos 60 anos e 50% aos 80 anos. Há tratamentos alternativos de eficácia comprovada, como a técnica coreana. Na medicina ocidental ainda se recorre à cirurgia, mas só em último caso, porque grande parte dos pacientes pode obter melhoras significativas, de forma duradoura, apenas com tratamento clínico.
Como não existe mistério em constatar necessidade de cirurgia em hiperplasia prostática benigna, é inacreditável que os especialistas tenham cometido erro tão grosseiro ao tratarem um importante ministro de Estado.
O assunto precisa ser esclarecido, porque não se pode aceitar essa ofensa ao corpo médico do Hospital do Exército, sem efetiva comprovação de que realmente a equipe tenha errado o tratamento. Ou será que tudo não passa de uma farsa, a desobstrução da uretra deu certo e Padilha agora está apenas simulando que será operado, para sair de cena temporariamente?
###
PS – Diante do currículo do ministro licenciado, que mais parece uma folha corrida, conclui-se que Eliseu Padilha é muito capaz, porque se mostra capaz de tudo, como se dizia antigamente, no mau sentido(C.N.)

25 de fevereiro de 2017
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário